As 5 Leis do SEO

A Biblioteconomia como área de atuação vem do surgimento da Biblioteca de Alexandria, em 288 a.C., criada com para reunir e classificar todos os conhecimentos do mundo antigo, registrados em forma documental

Ela é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento e estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa.

As 5 leis da Biblioteconomia

Uma das figuras mais importantes da Biblioteconomia é Shiyali Ramamrita Ranganathan, um matemático e bibliotecário da Índia, considerado o pai da biblioteconomia no país.

Ele criou as 5 leis de Ranganathan que até hoje pautam muito do trato dos centros de informação com a prática do trabalho. Ele foi o autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931) que aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis.

Estas leis podem ser resumidas da seguinte forma:

  1. Os livros são para serem usados – o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: “quem tem informação, tem poder”. Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.
  2. Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.
  3. Todo livro tem seu leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.
  4. Poupe o tempo do leitor – a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.
  5. Uma biblioteca é um organismo em crescimento – o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

Quando eu entrei em contato com essas leis comecei a perceber a sua relação com o que entendemos como fundamental em projetos online e o SEO. Me baseando nelas criei:

As 5 Leis do SEO

Então, vamos as 5 leis do SEO baseadas nas 5 leis da Biblioteconomia?

1 – Informação é para ser usada

Assim como nas leis definidas por Ranganathan, onde o livro é o meio por qual o conhecimento é impulsionado, aqui temos o seu site é o meio por qual a informação deve fluir e, através dela, o conhecimento do usuário alcançado.

A frase “quem tem informação, tem poder” também tem sentido no caso da relação entre visitante, site e informação. O seu site é fundamental por ser o meio por qual o visitante entra em contato com informações.

Pense nos seus projetos como não um meio em si, mas um caminho pelo qual a informação deve fluir.

2 – Cada visitante tem o seu conteúdo

Assim como o bibliotecário, o analista SEO precisa fazer (ou ajudar a fazer) estudo dos usuários. Temos muitas ferramentas para conhecer o comportamento e o perfil de seus usuários.

Se você trabalha com profissionais de UX terá aliados fundamentais para conhecer seus usuários e visitantes. Use ferramentas de analytics, BI e monitoramento de acesso. Observar como as pessoas chegam no seu site e como usam a informação disposta nele, pode orientar como essa informação deve estar organizada.

Categorize e organize como um bibliotecário: de acordo com o perfil do usuário.

3 – Cada conteúdo para o seu visitante

Organizar a informação segundo cada perfil de visitante. Isso não é novo.

Sites como o da BBC já usam tecnologias e técnicas que (mesmo para visitantes não logados) moldam a home de acordo com o perfil de cada visitante.

Estudo de Caso e o Poder do SEO Semântico

Usando tecnologia (quem sabe, um pouco de inteligência de máquina) para usar cohort para moldar a informação do seu site, ou incentivar os visitantes criem contas, para personalizar a informação entregue a cada perfil.

Disseminar a informação, segundo cada necessidade, antecipando a estética do seu conteúdo.

4 – Poupe o tempo do visitante

Essa regra da Biblioteconomia se encaixa perfeitamente para o UX, Design Web, Arquitetura da Informação e o SEO: poupe o tempo do visitante. Organizar, arrumar e catalogar eficientemente os dados do seu site, reduz o tempo necessário para encontrar a informação desejada.

Usar uma ferramenta de busca eficiente no seu site é uma das atitudes necessárias para poupar o tempo do visitante, simplificar menus e nomeações são também práticas recomendadas.

5 – Um site é um organismo em crescimento

Assim como uma biblioteca, um site deve ser um organismo em crescimento. O gestor de um site deve controlar e planejar esse crescimento, conectando-o aos objetivos da organização.

Validar como a informação está sendo usada é também trabalho do SEO, analisando as estatísticas. Atualizar, manter e qualificar a informação do seu site, gerenciamento o crescimento do projeto, é trabalho de todos.


O que você achou?

Acha que essas leis podem ser promulgadas?

0 comentários

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira - esta chamada de Atualização do...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br