Como definir coisas

Como definir coisas?


Esse é mais um post que foi baseado em alguns vídeos que eu gravei um tempo atrás nos quais compartilhei no Youtube e no Linkedin algumas perguntas que eu faço a mim mesmo. No texto de hoje eu me pergunto, e compartilho contigo, o seguinte questionamento:

Como é o processo de definir as coisas que nos cercam?

Eu estava ouvindo um podcast e o entrevistador pergunta para a pessoa que estava sendo entrevistada como ela define a profissão dela. Eu então me fiz a mesma pergunta: Como defino um SEO? Como explicar isso para a minha mãe?

A minha profissão tem o problema de ter a mesma palavra para definir o que é o campo que nós atuamos (Search Engine Optimization) e o profissional que atua nesse campo, o SEO (analista, especialista, etc).

E ai comecei a pensar em formas diferentes de como profissionais diferentes definem o SEO.

Para mim SEO não é um conjunto de técnicas mas uma visão estratégica que precisa estar alinhada aos objetivos do negócio onde eu atuo, seja em qual papel for. Algumas pessoas não concordam comigo, o que é completamente natural, e por conta disso elas definem a mesma atividade de uma maneira completamente diversa da minha.

As pessoas que definem o SEO da mesma maneira que eu, que enxergam o papel da Semântica no nosso trabalho, chamam o SEO de Semântico. O Google nos empurrou nesse caminho e o modo como definimos nossa atividade profissional mudou com esse movimento.

Se você quer assistir o vídeo abaixo, eu falo mais sobre como essa definição diferente muda a forma como hoje eu (e muitos outros profssionais) atuam de forma diferente do mercado tradicional de SEO, mas nesse texto quero ir além.

O problema da definição dos conceitos na recuperação da informação.

Quando falamos de entidades, os blocos fundamentais do que chamamos de grafo de conhecimento, gerado através da criação de taxonomias e ontologias, estamos falando de um problema a ser constantemente enfrentado: a ambiguidade.

Como saber qual a entidade a que nos referimos quando eu cito, por exemplo, a palavra Jaguar?

  • Jaguar pode ser uma marca de automóveis.
  • Jaguar pode ser um time de futebol.
  • Jaguar pode ser uma animal

De qual jaguar você está falando? Através do contexto, nós usamos fazemos naturalmente e quase instantaneamente, a desambiguação. Esse palavrão também tem vários significados, dependendo da área do conhecimento que trata dele, por exemplo, desambiguação para a linguística está ligado ao “processo de explicação à mensagem que possui mais de um sentido. Um termo ambíguo é, então, aquele que traz uma mensagem ou instrução confusa e que pode ser interpretado de mais de uma maneira.”

Na Wikipedia vemos que:

A desambiguação é utilizada tanto na escrita quanto na fala, na língua de sinais, e até em sistemas informatizados — quando dois objetos (ou ações, ou adjetivos, incluindo termos concretos e abstratos) possuem o mesmo nome.

Desambiguação in Wikipedia

Se você acessa a Wikipédia já viu as páginas de desambiguação. Elas referem-se a um mesmo termo que pode gerar mais que uma interpretação possível (conceitos distintos) a depender dos contextos, e são criadas para organizar os links e as informações para as páginas com o sentido exato de cada um deles.

Definir e ajudar a recuperar a informação

A correta definição dos conceitos e entidades que você usa no seu conteúdo é uma da melhores formas de ter certeza que os algoritmos realmente entenderam o que você está escrevendo.

Para isso vou lhe deixar uma dica de ferramenta Semântica:

https://lnkd.in/dpifwEFm

Experimente colocar uma url de qualquer blog nessa ferramenta, e siga o padrão da imagem em anexo. Clique em Submit e entenda como o Google vê o seu conteúdo publicado.

entities swiss knife

Se você mudar para text e Google NLP: vai ver como o Google entende o texto que acabou de escrever.

Essa ferramenta lhe ajudar a entrar na cabeça do algoritmo do Google e entender o que ele entendeu do que você definiu no seu texto. Portanto, seja cuidadoso com a maneira que você define as coisas.


Este post foi inspirado em uma série de vídeos rápidos que eu gravei em uma tentavia de compartilhar algumas perguntas que me vieram à cabeça durante os meus estudos em SEO, Web semântica, ontologias e taxonomias, que hoje estão relacionados ao meu trabalho e a metodologia que eu criei, chamada Fluxo de Trabalho Semântico e alguns pensamentos para o futuro do SEO.

O Perguntas Semânticas é uma série de vídeos com perguntas que eu faço a mim mesmo e compartilho com vocês.

Especialista SEO e defensor da Web Semântica. Publicitário e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.Me especializei em Otimização e trabalhei em diversos ramos de atividade. Hoje pesquiso o uso da semântica e dados conectados na otimização de sites.Estou fazendo a minha segunda graduação, em Biblioteconomia e Ciência da Informação, com o objetivo de ampliar os meus conhecimentos em Indexação, classificação e categorização da Informação, o que está perfeitamente alinhado com o trabalho de SEO.Como Consultor SEO sou um profissional que trabalha a longo prazo com elementos de seu site, como conteúdos relevantes, e através do Marketing de conteúdo, para melhorar o seu tráfego orgânico.

Publicar comentário

Blog Semântico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.