O que é SEO Semântico?
SEO Semântico é uma estratégia que visa construir significados através do alinhamento de conceitos em documentos online, também conhecidos como posts, artigos e sites na web. Ao contrário do SEO padrão, no SEO Semântico não usamos pesquisas de palavra-chave, buscas por volume e nenhuma dessas antigas técnicas antigas.
Desta maneira, o profissional de SEO que usa o SEO Semântico ajuda os buscadores a melhorar o entendimento sobre este mesmo conteúdo, fazendo com que os algoritmos qualifiquem os documentos online como de alta qualidade, aumentando sua presença nas páginas de resultado de buscas, as SERPs.
Eu escolhi colocar uma definição bem clara do que é a estratégia que chamamos de SEO Semântico por um motivo bem claro: as que o Google usa está incompleta, e algumas vezes errada. Simples assim. Esta estratégia não usa palavras-chave, então se você leu que usar palavras-chave de uma nova maneira é fazer esse tipo de SEO, está lendo sobre qualquer coisa, menos o SEO que nós fazemos.
Para deixar claro: o trabalho do SEO Semântico, aumenta a relevância dos conteúdos publicados, provendo metadados que geram sentido e conectam semanticamente dados, transformando-os em informação relevante. Esse processo ajuda na resolução de ambiguidades na hora de responder a uma pergunta feita com uma intenção de busca específica. Por isso é incompatível o uso de Keywords numa estratégia semântica.
Então fica a pergunta:
O que o SEO Semântico não é?
Algumas vezes vejo muita confusão sobre os termos usados para definir essa estratégia. O uso de termos como Entity SEO, Topic Cluster ou variações deles são usadas como sinônimos, mas em verdade, são coisas diferentes.
A minha intenção neste pequeno artigo não é definir o que é Entity SEO, deixo esse trabalho para quem usa o termo, mas acho interessante explicar que o SEO Semântico faz uso de entidades, mas não se restringe a elas e nem é orientado a entidades.
Porque o SEO Semântico é semântico?
Para explicar isso vamos precisar falar sobre Semântica, e portanto vou citar a mim mesmo – sim, eu sei, isso é horrível, me desculpe. Mas eu já escrevi no meu livro sobre isso e não preciso fazer de novo:
Semântica é, segundo a linguística, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados.
Na definição de Cançado (2008), a semântica deve ser estudada como um sistema que interage de com outros sistemas no processo da comunicação e expressão do pensamento humano.
Explicar o significado das mensagens, esse é o principal trabalho da semântica. A análise do contexto da frase, levando em consideração todas as palavras que a compõem e principalmente a sua relação sintática, nos ajuda a resolver problemas de ambiguidade tão comuns na linguagem humana.
Eu uso esse exemplo:
Em uma frase como “Alex chutou o pau da barraca” é necessário entender o que o sujeito (Alex) realmente fez.
Ele pode ter literalmente chutado a haste de madeira que segura uma barraca de camping rústica ou é uma expressão que indica que o nosso personagem jogou tomou uma atitude radical e tempestiva, popularmente conhecida como “chutar o pau da barraca”.
Existe uma relação intrínseca entre o trabalho de otimizar conteúdos, sites, plataformas digitais e a construção de sentido própria do SEO Semântico: o profissional de SEO precisa, muitas das vezes, mergulhar no mundo dos clientes e empresas onde atua para conseguir dominar os assuntos com que vai lidar no dia a dia do trabalho.
Uma das melhores formas de fazer esse mergulho é executar uma análise de domínio do conhecimento, que pode ser definido como o conjunto da informação principal, e os objetos criados por esse conhecimento, relacionados a uma área específica do conhecimento humano.
Ano passado eu iniciei junto a um amigo, um projeto dentro da Medicina. Tivemos que aprender todos os conceitos, termos, palavras, nomes, descrição de tarefas e procedimentos, funções, ações, estratégias compõem o domínio do conhecimento que chamamos Medicina. Precisamos fazer isso para nos apropriamos desse conjunto de conceitos para conseguir estruturar o projeto, definir a estratégia, criar conteúdos e otimizar as páginas.
Deixo para você uma live – Semântica aplicada no SEO – onde eu falei sobre esse assunto com mais profundidade, inclusive com exemplos práticos.
As entidades substituem as palavras chave?
É aqui é que eu vejo muita gente confundindo. Temos duas coisas diferentes:
- A estratégia de pesquisa de palavras-chave por volume de buscas;
- O uso de palavras como representantes de conceitos e entidades.
Usar a pesquisa de palavra-chave e dizer que faz SEO Semântico é mentira. Não existe maneira de conciliar as duas estratégias, pelo simples fato que essa estratégia lida com o sentido implícito das palavras e não sua representação explícita. Mas o que eu quero dizer com isso?
Quando se faz SEO Semântico o que importa é ajudar os algoritmos a entender o que queremos dizer e não o que estamos dizendo. É mais sobre a conotação do que sobre a denotação. Para quem não lembra das aulas de Português:
Conotação está relacionado com o contexto, o sentido figurado, subjetivo e até criativo de uma palavra, e seu uso geralmente cria novas associações e ideias. Já a denotação é o sentido literal, objetivo e real de uma palavra, o mesmo que está no dicionário.
Eu costumo dizer que uma palavra é um representante de uma ideia, de um conceito ou de uma entidade, ela não é a coisa em si. Eu posso chamar o Pelé de Rei do Futebol ou de Atleta do Século. Estou usando palavras completamentes diferentes, mas você, eu e o Grafo de Conhecimento do Google sabemos do que se trata. A entidade é a mesma: o Edson Arantes do Nascimento.
Mas com isso eu não estou dizendo que as entidades não tem papel fundamental no SEO Semântico, elas tem, mas são uma parte de uma estratégia que envolve muito mais coisa.
Ao invés de escrever um monte de texto para explicar isso, deixo outro vídeo onde explico um pouco mais o motivo de usarmos entidades no SEO: para resolver a ambuiguidade!
Mas então:
O que é a estratégia chamada SEO Semântico?
Como disse anteriormente, o SEO é a categoria principal e o Semântico é uma das estratégias dentro desse guarda chuva chamado otimização para mecanismos de buscas. Entity SEO e Topic Cluster são outras duas.
O que difere o SEO Semântico de todas as outras estratégias é a forma como estruturamos um projeto: de dentro para fora.
Historicamente no SEO olhamos para fora: concorrentes, interesse do público, dados de acesso, volume de buscas, nos orientaram na escolha de onde apontar a direção dos nossos projetos. Para onde os concorrentes ou o público estava indo, todos íamos atrás.
Isso não acontece no SEO Semântico
Ao invés de olhar para fora da organização, que é dona do conteúdo que estamos otimizando, olhamos para dentro dela, buscando entender todos os aspectos do domínio do conhecimento ela faz parte. É desse olhar que nasce a estrutura do conteúdo, a estratégia de otimização, as arquiteturas, taxonomias, vocabulários, entidades, grafos e tudo mais.
Se eu puder resumir em uma frase é essa:
A diferença entre o SEO Semântico e outras estratégias é o olhar para dentro da organização.
O uso da Semântica na otimização de projetos digitais
Eu gravei dois vídeos onde detalho o uso da semântica no SEO e como aplico essa estratégia no meu trabalho e projetos.
A parte 1:
e a parte 2:
Se você estiver interessado a dar um passo além, pode começar a ver como usamos ontologias em projetos de SEO Semântico.
Publicar comentário