Otimização Semântica para buscas

Otimização Semântica para buscas

Otimização Semântica para buscas

Dados são governados por conceitos de volume, velocidade, variedade e veracidade e no momento em que encontrarmos uma maneira de lidar com esses quatro conceitos de uma forma completamente satisfatória teremos resolvido o problema da Busca.

A Otimização Semântica é um termo novo, mas que vai ser importante no futuro. Pesquisadores do quilate de Pierre Lévy se debatem com esse problema, veja para isso o excelente livro A Esfera Semântica.

A sua pesquisa avança no conceito semântico que os buscadores usam e tenta desenvolver uma linguagem universal de marcação e criação de sentido para todos os conteúdos online.

Busca Semântica

Ferramentas como o Google precisavam criar a camada de verificação da veracidade da informação, a única que não tinham, para isso, no caso do Google, foi criado o Google Plus (ferramenta que infelizmente não existe mais): a camada social validadora da veracidade da informação.

Para a busca semântica funcionar com trilhões de páginas, é preciso funcionar sem intervenção humana, por conta da escalabilidade, por isso pesquisas como a de Lévy são fundamentais para o futuro do conhecimento humano.

A história é semântica

Mas no início do séc. XXI, a exploração dessa memória por todos e por cada um é limitada por problemas de opacidade semântica, de incompatibilidade dos sistemas de classificação e de fragmentação lingüística e cultural.

Na ausência de modelos computáveis, nós não conseguimos automatizar a maior parte das operações cognitivas de análise, de filtragem, de síntese e de interconexão das informações que permitiriam utilizar vantajosamente a imensa massa de dados que se nos oferecem.

Nós não sabemos ainda como transformar sistematicamente esse oceano de dados em conhecimento e ainda menos como transformar o meio digital em observatório reflexivo de nossas inteligências coletivas.

A primeira finalidade desta obra é apresentar à comunidade científica e ao público avisado um novo sistema de codificação das significações, graças ao qual as operações sobre o sentido na nova memória digital poderiam se tornar transparentes, inter-operáveis e computáveis.

IEML e a Otimização Semântica para buscas

Esse sistema de codificação semântica foi batizado a IEML (Information Economy Meta Language em inglês ou metalinguagem da economia da informação em português).

O seu uso poderia contribuir para suprimir os obstáculos que hoje limitam a exploração ideal do meio digital em benefício do desenvolvimento humano em suas dimensões indissociavelmente sociais e pessoais.

Se uma comunidade dinâmica de semanticistas e de lingüistas enriquecesse essa linguagem e a fizesse crescer, se um grupo de engenheiros programasse e mantivesse uma coleção de programas explorando as possibilidades computacionais da IEML e se uma massa crítica de utilizadores e de mídias sociais se apropriasse desses programas, eu considero que nós nos engajaríamos em uma nova via científica, técnica e cultural que a longo prazo levaria a um aumento significativo dos processos cognitivos humanos.”

O que você acha da A Otimização Semântica como perspectiva de futuro?

Preparei um post com um estudo de caso sobre Otimização Semântica. Nele você vai poder comprovar os resultados do que defendi aqui.

O que é pesquisa semântica?

A Pesquisa semântica, também chamada de Busca Semântica, é resultado de uma pesquisa, seja ela escrita ou falada, uma ação ou questionamento simples, que produz resultados que tem um significado complexo.

O que é campo semântico no SEO?

Campo semântico é um conjunto de palavras unidas pelo sentido. Ele trabalha com os sentidos que uma única palavra apresenta quando inserida em contextos diversos. Ele é, portanto, o conjunto dos diversos sentidos que uma única palavra pode apresentar. No SEO o conhecimento do campo semântico permite que o profissional selecione corretamente as entidades que vai trabalhar no projeto de otimização.


Olá, eu sou o Alexander Rodrigues Silva, especialista SEO e autor do livro "SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico". Atuo há mais de duas décadas no universo digital, com foco em otimização de sites desde 2009. Minhas escolhas me levaram a aprofundar na intersecção entre experiência do usuário e estratégias de marketing de conteúdo, sempre com o foco no aumento do tráfego orgânico no longo prazo.Minhas pesquisas e especialização se concentram no SEO Semântico, onde investigo e aplico a semântica e os dados conectados na otimização de websites. É um campo fascinante que me permite unir minha formação em publicidade com a biblioteconomia.Nesta minha segunda graduação, em Biblioteconomia e Ciência da Informação, busco expandir meus conhecimentos em Indexação, Classificação e Categorização da Informação, por ver uma conexão intrínseca e de grande aplicação desses conceitos ao trabalho de SEO. Tenho pesquisado e conectado ferramentas da Biblioteconomia (como Análise de Domínio, Vocabulário Controlado, Taxonomias e Ontologias) com as novas ferramentas da Inteligência Artificial (AI) e os Modelos de linguagem de grande escala (LLMs), explorando desde Grafos de Conhecimento até o papel dos Agentes autônomos.No meu papel de consultor em SEO, busco trazer uma nova perspectiva para a otimização, integrando a visão de longo prazo, a engenharia de conteúdo e as possibilidades que a inteligência artificial oferece. Para mim, o trabalho de SEO é uma estratégia que precisa estar alinhada com os objetivos do seu negócio, mas que exige um conhecimento profundo sobre o funcionamento dos motores de busca e uma capacidade de entender os resultados da pesquisa.

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