Resultados em projetos de SEO Semântico

Padrão de resultados em projetos de SEO Semântico

Um estudo de SEO com os primeiros padrões de resultados em projetos de SEO Semântico.

Todos esses anos fazendo projetos usando o que chamamos de SEO Semântico, que para mim é SEO, mas com uma nova visão, atualizada e alinhada com os buscadores, eu encontrei um padrão de comportamento, específico do algoritmo do Google, quando usamos uma dupla nos projetos: O Fluxo de Trabalho Semântico e o WordLift nos projetos.

O trabalho de criação de uma taxonomia para guiar a criação e otimização dos conteúdos, em conjunto com a possibilidades de trabalhar as entidades definidas nessa taxonomia usando toda a inteligência do WordLift, gera o seguinte cenário:

  1. Depois de um tempo de projeto vemos o crescimento forte das impressões: o quanto tempo leva para que elas cresçam é muito variado, depende de muitos fatores e não foi o alvo desta “investigação”;
  2. Depois de certo tempo vendo o crescimento das impressões, elas param e ficam no mesmo patamar por um bom tempo.
  3. Lentamente duas coisas acontecem: os cliques começam a crescer e com eles o CTR lentamente melhora.

Eventualmente eles alcançam um platô e lá ficam por um tempo.

Alguns projetos que continuam a ser executados por mais tempo (2 a 3 anos), apresentam um novo fluxo: crescem impressões, depois cliques e CTR e novamente um novo platô.

Eu percebi que alguns projetos tem fluxos de 12 meses de trabalho prévio para que isso comece a acontecer. Alguns critérios precisam ser seguidos, mas isso ainda é imaturo para eu fazer qualquer afirmação.

O que eu acho que acontece no algoritmo:

  • Os algoritmos do Google que varrem e fazem o processo de “tradução” de linguagem natural (o que está escrito nos conteúdos) para a linguagem numérica consegue diminuir a ambiguidade quando encontra um site que tem um grafo de conhecimento bem estruturado e com entidades bem definidas.
  • Então, com o aumento da compreensão do nosso conteúdo, o algoritmo de ranking começa a colocar nossos conteúdos em posições que as pessoas olham na SERP, ou seja, aumenta a certeza o algoritmo começa a mostrar mais os conteúdos para quem busca: aí vem o aumento das impressões.
  • Depois de um tempo, mais pessoas que procuram exatamente pelas informações que temos nos conteúdos começam a ver o site. Elas começam lentamente a clicar. Acho que nessa fase o Google “segura” as impressões e “testa” se esses conteúdos são bons mesmo, com os cliques das pessoas.
  • Passando nesse teste, vem o CTR aumentando.

E depois repete o ciclo.

Infelizmente esse é um “estudo” onde eu conto o milagre, mas não o santo. Todos os dados são sensíveis e não podem ser mostrados.

Olá, eu sou o Alexander Rodrigues Silva, especialista SEO e autor do livro "SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico". Atuo há mais de duas décadas no universo digital, com foco em otimização de sites desde 2009. Minhas escolhas me levaram a aprofundar na intersecção entre experiência do usuário e estratégias de marketing de conteúdo, sempre com o foco no aumento do tráfego orgânico no longo prazo.Minhas pesquisas e especialização se concentram no SEO Semântico, onde investigo e aplico a semântica e os dados conectados na otimização de websites. É um campo fascinante que me permite unir minha formação em publicidade com a biblioteconomia.Nesta minha segunda graduação, em Biblioteconomia e Ciência da Informação, busco expandir meus conhecimentos em Indexação, Classificação e Categorização da Informação, por ver uma conexão intrínseca e de grande aplicação desses conceitos ao trabalho de SEO. Tenho pesquisado e conectado ferramentas da Biblioteconomia (como Análise de Domínio, Vocabulário Controlado, Taxonomias e Ontologias) com as novas ferramentas da Inteligência Artificial (AI) e os Modelos de linguagem de grande escala (LLMs), explorando desde Grafos de Conhecimento até o papel dos Agentes autônomos.No meu papel de consultor em SEO, busco trazer uma nova perspectiva para a otimização, integrando a visão de longo prazo, a engenharia de conteúdo e as possibilidades que a inteligência artificial oferece. Para mim, o trabalho de SEO é uma estratégia que precisa estar alinhada com os objetivos do seu negócio, mas que exige um conhecimento profundo sobre o funcionamento dos motores de busca e uma capacidade de entender os resultados da pesquisa.

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