Dados

A Solução para as Fake News

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O poder do Grafo do Conhecimento

O poder do Grafo do Conhecimento

Você vai em algum momento próximo se deparar com um grafo do conhecimento. É possível também criar aplicativos e painéis avançados que geram alto valor para a organização mas para isso precisamos expandir a integração de dados, fornecendo dados para aqueles que precisam deles, ao longo do tempo.

Knowledge Graph – um mundo de conexões

Knowledge Graph – um mundo de conexões

Muitas vezes é extremamente complicado entender essas conexões e por isso usamos Graphos do Conhecimento (Knowledge Graph) para representar essas relações de forma gráfica, visual, compreensível. Como pesquisadores em um mundo digital, navegamos usando mecanismos de busca que indexam nossas informação, mas remova seu significado e contexto.

Visite o Linkedin