DICAS DE LEITURAS

O que tem para ler?

Quais livros bons para ler? O que tem de novo em termos de pesquisas, teses e literatura nesse mundo da Semântica aplicada a Web, ao Marketing Digital e ao SEO? É para compartilhar o que eu tenho achado que criei essa página. Ela vai estar em constante atualização. Nem todos os livros aqui foram lidos por mim, alguns me foram recomendados.

 

Web Semântica | Linked Data | Data Visualization | Biblioteconomia

Web Semântica

Spinning the Semantic Web – Bringing the World Wide Web to its Full Potential

Este manual sobre a Web Semântica cobre, entre outros tópicos, os agentes de software que podem negociar e coletar informações, linguagens de marcação que podem marcar muitos outros tipos de informações em documentos e sistemas de conhecimento que permitem às máquinas, ler páginas da web e determinar a confiabilidade das informações nelas presentes.

The Semantic Web Explained: The Technology and Mathematics behind Web 3.0

Este livro é baseado nos cursos ministrados pelo autor, com um grande número de exemplos e exercícios. Ele não apenas descreve os problemas teóricos da Web Semântica, mas também descreve algoritmos, ideias de otimização e detalhes de implementação. Os materiais complementares disponíveis online incluem o código-fonte de exemplos de programas e soluções para exercícios selecionados.

Owl: Representing Information Using The Web Ontology Language

Este livro promete ser uma referência valiosa para ajudar a desenvolver ontologias bem formadas. ùtil para aprender como tornar seu conteúdo acessível na Web Semântica marcando-o usando a Web Ontology Language – OWL.

A Semantic Web Primer

O Semantic Web Getting Started Guide fornece uma introdução e um guia para o estudo e aplicações da Web Semântica, descrevendo suas principais ideias, linguagem e tecnologia, sendo recomendado para estudo autônomo feito por profissionais. Ele se concentra nos conceitos e técnicas básicas no nível de graduação para que os leitores possam continuar a criar aplicativos por conta própria.

Semantic Web: Concepts, Technologies and Applications

Este livro fornece uma introdução adequada à Web Semântica. Abrange uma ampla gama de tópicos, desde novas tendências (ontologias, regras) a tecnologias existentes (serviços da web e agentes de software) a aspectos mais formais (lógica e raciocínio). Inclui: exemplos reais (completos) da aplicação dos conceitos da Web Semântica; como as técnicas introduzidas e discutidas neste livro podem ser estendidas a outras áreas de aplicação.

Ontologies for Software Engineering and Software Technology

Este livro cobre duas aplicações de ontologia em engenharia de software e tecnologia de software: compartilhamento de conhecimento do domínio do problema e uso de terminologia comum entre todas as partes interessadas; e filtrar o conhecimento ao definir modelos e metamodelos. Ao introduzir o uso avançado da Ontologia em projetos de software e pesquisa de software, este livro é benéfico para pesquisadores de engenharia de software na academia e na indústria.

Ontological Engineering: with examples from the areas of Knowledge Management, e-Commerce and the Semantic Web. First Edition

(Advanced Information and Knowledge Processing)

A Engenharia de Ontologias faz referência ao conjunto de atividades que dizem respeito ao processo de desenvolvimento da ontologia, ao seu ciclo de vida, métodos e metodologias para construir ontologias e aos conjuntos de ferramentas e linguagens que os suportam.

Foundations of Semantic Web Technologies

O livro concentra-se nas tecnologias da Web Semântica padronizadas pelo World Wide Web Consortium: RDF e SPARQL permitem a troca e consulta de dados, RDFS e OWL fornecem modelagem ontológica expressiva e RIF oferece suporte à modelagem baseada em regras. O texto também descreve métodos para especificar, consultar e raciocinar com informações ontológicas. Além disso, ele explora tópicos que estão claramente além dos fundamentos, como ferramentas, aplicativos e aspectos de engenharia.

Explorer’s Guide to the Semantic Web

Este livro é uma ampla introdução que faz uma abordagem conceitual básica para que desenvolvedores e programadores com uma ampla gama de experiências entendam a natureza essencial da Web Semântica, como ela funciona e quais tecnologias estão sendo usadas ou propostas para o desenvolvimento da Web Semântica.

The Semantic Web: A Guide to the Future of XML, Web Services, and Knowledge Management

Um guia estratégico para a estrutura revolucionária da Web Semântica. Ela, que mudará a maneira como fazemos negócios, estudamos e compartilhamos. Se você puder ensinar um computador a tomar decisões que levem a implementações comerciais B2B mais rápidas, gerenciamento de clientes mais eficaz e armazenamento de dados perfeito, como as coisas mudariam?

Semantic Web for the Working Ontologist: Effective Modeling in RDFS and OWL

Esta obra discute os recursos das linguagens de modelagem da Web Semântica, como RDFS (Resource Description Framework Schema) e OWL (Web Ontology Language). Organizado em 16 capítulos, o livro fornece exemplos para ilustrar o uso de tecnologias da Web Semântica na solução de problemas de modelagem comuns.

Practical RDF: Solving Problems with the Resource Description Framework

O livro explica o RDF desde o início, fornecendo exemplos do mundo real e descrições de como a tecnologia está sendo usada em aplicativos como Mozilla, FOAF e Chandler, bem como a infraestrutura que você pode usar para construir seus próprios aplicativos. A obra atinge o cerne das especificações frequentemente obscuras do W3C, fornecendo ferramentas para aplicar RDF com sucesso em seus próprios projetos.

Web Semântica – A Internet do Futuro

Neste livro são abordados os parâmetros em que se baseia essa web do futuro. São introduzidos conceitos fundamentais que, desde Aristóteles, apóiam a classificação do conhecimento e o papel de ontologias para organizar informação. O livro aborda os padrões de linguagem (evolução do atual HTML) que estão sendo propostos e algumas das ferramentas que estão sendo disponibilizadas para a edição e a visualização de ontologias Web.

Web semântica e Ciência da Informação

A Web se tornou o principal veículo de armazenamento e disseminação da informação. O objetivo é apresentar perspectivas na Web Semântica para a Ciência da Informação, através do mapeamento na literatura das propostas básicas “dessa web” e do desenvolvimento já alcançado, além da análise das teses e dissertações sobre o tema apresentado nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil (2008). Foram estudados os seguintes movimentos e relações: do surgimento da Web até o estado atual da Web Semântica; e a relação entre a Ciência da Informação e a Web Semântica.

Geração Automática de Ontologias para a Web Semântica

O livro descreve um processo e um protótipo implementado para obtenção automática de ontologias baseadas na combinação de elementos gramaticais presentes em textos da língua portuguesa, permitindo uma operação de fusão com ontologias pré-existentes.

ONTOLOGÍAS, TAXONOMÍAS Y TESAUROS EN TEORÍA DE SISTEMAS Y SISTEMÁTICA

Este livro é um dos primeiros em tratar de Ontologias e Taxonomia sob seu aspecto de sistema de classificação do conhecimento, seja ele tácito ou explícito. Como consequência, eles são estudados em conjunto com a Teoria do Tesauros. A novidade deste livro, está na utilização de conceitos e métodos até então não utilizados, voltados justamente para a ordenação do conhecimento, a partir de informações iniciais.

OntoBRIDGE

OntoBridge é uma biblioteca java que facilita o gerenciamento de ontologias. Este livro fala também do uso de ontologias para a representação e organização do conhecimento, seu uso para à automatização de processos de descoberta de informações, mas fala também da dificuldade da interoperabilidade entre aplicações para descrição de um mesmo domínio.

Semantics in Business Systems: The Savvy Manager’s Guide

O livro começa com uma descrição do que é a semântica e como ela afeta os sistemas de negócios, examinando quatro aspectos principais da aplicação da semântica aos sistemas. A obra ilustra como isso se aplica ao futuro do desenvolvimento de sistemas de aplicativos, especialmente como ele informa e afeta serviços da Web e abordagens baseadas em regras de negócios e como a semântica funcionará com XML e a Web semântica.

Linked Data

Linked Data for Libraries, Archives and Museums: How to clean, link and publish your metadata

Este manual altamente prático ensina como desbloquear o valor de seus metadados existentes por meio de limpeza, reconciliação, enriquecimento e vinculação e como agilizar o processo de criação de novos metadados.

Linked Data in Linguistics: Representing and Connecting Language Data and Language Metadata

As contribuições reunidas neste livro ilustram a largura de banda de aplicativos do paradigma Linked Data para tipos representativos de recursos de linguagem. Eles cobrem recursos léxico-semânticos, corpora anotados, bancos de dados tipológicos, bem como terminologia e repositórios de metadados.

Materializing the Web of Linked Data

Este livro explica o domínio de dados vinculados, adotando uma abordagem de baixo para cima: ele apresenta as tecnologias e blocos de construção fundamentais da Web semântica, que são então combinados em metodologias e exemplos ponta a ponta para publicar conjuntos de dados como dados vinculados e casos de uso que aproveitar informações acadêmicas e dados de sensores. Ele apresenta como o Linked Data é usado para integração de dados em escala da web, gerenciamento de informações e pesquisa.

Linked Data: Evolving the Web into a Global Data Space

Este livro fornece um paradigma de publicação em que não apenas documentos, mas também dados, são importantes na Web, possibilitando assim a extensão da Web com um espaço de dados global baseado em padrões abertos – a Web of Data. Ele é uma síntese, uma introdução técnica detalhada ao Linked Data. Começa delineando os princípios básicos do Linked Data, incluindo a cobertura de aspectos relevantes da arquitetura da web. O restante do texto é baseado em dois temas principais – a publicação e o consumo de Linked Data.

Linking Enterprise Data

Livro editado com a contribuíção dos líderes mundiais em pesquisa da Web Semântica e Linked Data, desenvolvimento e adoção de padrões. Este livro é dividido em quatro seções: Benefícios da aplicação dos princípios de Linked Data em ambientes corporativos, aprovação e suporte corporativo de projetos de Linked Data, técnicas específicas de Linked Data e uma série de histórias de sucesso do mundo real dos primeiros usuários corporativos.

Linked Data: Structured Data on the Web

A obra apresenta técnicas práticas para usar Linked Data na Web por meio de ferramentas familiares como JavaScript e Python. Oferece um passo a passo por meio de exemplos de complexidade crescente à medida que explora os conceitos básicos, como URIs HTTP, o Resource Description Framework (RDF) e a linguagem de consulta SPARQL. 

Data Visualization

Visual Revelations: Graphical Tales of Fate and Deception From Napoleon Bonaparte To Ross Perot

O objetivo principal do Visual Revelations é iluminar, informar e divertir o leitor com relação às deficiências das práticas gráficas comuns; particularmente como eles podem desinformar ao mesmo tempo em que fornecem modelos de gráficos maravilhosos. Existem muitos exemplos das melhores práticas gráficas, gráficos que vão além da transmissão, fatos e estrutura para poder transmitir também emoções.

Exploratory Data Analysis

A abordagem neste livro introdutório é o estudo informal dos dados. Os métodos variam de técnicas de desenho de plotagem a resumos numéricos bastante elaborados. Vários dos métodos são criações originais do autor, e todos podem ser realizados com lápis ou com o auxílio de uma calculadora portátil.

Visualizing Data

Um trabalho de arte. Este é um livro impressionante para qualquer pessoa genuinamente interessado em visualização de dados de uma maneira significativa. É uma leitura um tanto difícil, mas definitivamente vale o esforço! Cleveland lançou uma maneira lógica e completa de lidar com a representação, e este livro é clássico.

Semiology of Graphics: Diagrams, Networks, Maps

Este livro ocupa um lugar significativo na teoria do design da informação. Fundado na experiência prática de Jacques Bertin como cartógrafo, a Parte Um deste trabalho é uma tentativa sem precedentes de sintetizar os princípios da comunicação gráfica com a lógica das regras padrão aplicadas à escrita e topografia. A Parte Dois traz a teoria de Bertin à vida, apresentando um estudo detalhado de técnicas gráficas, incluindo forma, orientação, cor, textura, volume e tamanho em uma matriz de mais de 1.000 mapas e diagramas.

Info We Trust: How to Inspire the World with Data

Este livro mostra métodos avançados, como ilustração visual e mudanças de informação, para fazer introduções de informação mais humanas. Da mesma forma, mostra como podemos ganhar com a divulgação impressa, design, curadoria de centro histórico e modelos folclóricos. Essa metodologia focada no ser humano funciona com máquinas para planejar dados para indivíduos. Avance sua compreensão ganhando com a prática expansiva de colocar as coisas “em desenvolvimento” para criar novos e excelentes métodos de nos tornar totalmente cientes do mundo.

Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals

Storytelling with Data ensina os fundamentos da visualização de dados e como se comunicar de forma eficaz com os dados. Você descobrirá o poder da narrativa e a maneira de tornar os dados um ponto central em sua história. As lições neste texto iluminativo são baseadas na teoria, mas acessíveis por meio de vários exemplos do mundo real – pronto para aplicação imediata para seu próximo gráfico ou apresentação.

Biblioteconomia e Ciências da Informação

Introdução às fontes de informação

Este livro privilegia as fontes que tratam da informação organizada. Os autores abordam a origem e a evolução da internet, dos jornais, dicionários e fontes biográficas,entre outros. Além disso, a obra traz a descrição das características de cada uma dessas fontes informacionais e, quando possível, mostra as diversas formas nas quais essa fonte se apresenta, bem como seus principais produtores.

A Palavra Escrita

A história do homem ocidental e, em última análise, a história do livro. tudo o que se fez até hoje, desde os tempos pré-históricos, mas sobretudo a partir da antiguidade, tem encontrado no livro, na palavra escrita, a sua interpretação.

História social da linguagem

Cobrindo o período que vai do século XVI ao século XX, os vários estudos apontam para a perspectiva da linguagem como rica fonte para os historiadores e oferecem significativas sugestões para os lingüistas. Mostram como numerosas batalhas foram travadas não apenas na linguagem, mas também sobre a linguagem. E, igualmente, indicam como a história das revoluções, das profissões, das nações, das revoluções entre os sexos é inseparável do papel da linguagem em definir, sistematizar, unificar e dividir.

Da informação à categorização: a formação sistêmica dos conceitos

As teorias sobre a formação dos conceitos em Ciência da Informação carecem de uma abordagem mais profunda sobre o principal objeto desta disciplina: a informação. Neste livro, é feita uma reflexão sobre essa carência a partir da estratégia de considerar o problema da definição de informação e conceito como interdependentes. A compreensão do problema é recolocada nos domínios-chave onde informação e os conceitos se desdobram e se complementam: o cognitivo, o social e o comunicacional. Através do cotejamento da teoria da informação com as teorias dos sistemas psíquicos e sociais surge uma visão integrada para a compreensão do fenômeno da formação dos conceitos. 

Taxonomia Corporativa

Trata-se da observação da diversidade de conteúdo sobre taxonomia e de seus métodos de construção existentes, de acordo com as várias fontes. É sabido que este conceito é amplamente utilizado em diversos domínios científicos e tecnológicos, e entre esses, Ciência da Informação. Assim, esta pesquisa se propõe a apresentar um estudo analítico sobre definições e métodos para construção de taxonomias corporativas, por meio da análise da literatura da área e da norma internacional ANSI/NISO Z39. 19, para definição e construção das mesmas.

Classificação: Abordagem Para Estudantes de Biblioteconomia

Esse livro descreve o papel da classificação em todas as esferas da vida, assim como seu uso específico em biblioteconomia. Derek Langridge é conferencista Titular da School of Librarianship, Polytechnic of North London, e é considerado uma das maiores autoridades nos problemas relacionados com a organização do conhecimento. Esse trabalho é uma prova evidente desta afirmação e se tornou uma introdução essencial ao assunto.

Representação do conhecimento, ontologias e linguagem: Pesquisa aplicada em Ciência da Informação

O Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL) se articulou em dois eixos principais, abordando, por um lado, o reino dos dados estruturados, com o uso de ontologias; e, por outro lado, o reino dos dados não estruturados que se vale hoje de uma nova geração de aplicações de aprendizado de máquina. A estratégia é se valer dessas abordagens para desenvolver a visão do grupo que privilegia tecnologia, pessoas e processos.

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br