Dicionário de SEO

Vocabulário de termos

Criamos um vocabulário controlado de termos relacionados ao SEO para contribuir com definições acerca dos assuntos mais importantes para a otimização de sites.

Redirecionamento

Redirecionamento

O Redirecionamento é quando uma URL é retirada de um local para outro, e pode ser usado dois tipos: o permanente (301) e o temporário, ou 302. Também conhecido como redirecionamento de URL ou encaminhamento de chamadas, é uma técnica da World Wide Web para fazer com que um site tenha uma nova estrutura de URLs sem que nenhuma esteja com o status de inacessível. ;

ler mais
Palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave de cauda longa

As frases de pesquisa de cauda longa ou Long-tail, são consultas muito mais longas, geralmente aquelas que consistem em mais de três palavras. Instâncias: “filtros de café feitos por você mesmo”, “Publicidade material para SaaS”, “Técnicas de marketing de conteúdo da Web para software” Frases-chave de cauda longa não são pesquisadas de maneira muito independente; no entanto, juntos, eles constituem a maior parte do tráfego de pesquisa.

ler mais
Intenção ambígua

Intenção ambígua

Intenção ambígua refere-se a palavras-chave em que o objetivo do pesquisador não é claro e também requer requisitos adicionais. Se uma consulta for vaga, o mecanismo de pesquisa da Internet não pode estabelecer com precisão a intenção do pesquisador. Um método típico...

ler mais

Larry Page

Lawrence Edward Page, mais conhecido como Larry Page, (Lansing, 26 de março de 1973), é Diretor Executivo e atual presidente do site de busca mais popular de internet, o Google. Larry se tornou presidente de produtos do Google em Abril de 2001 mas continua dividindo a...

ler mais
Sergey Brin

Sergey Brin

Sergey Mihailovich Brin, mais conhecido como Sergey Brin, (Moscou, ) é co-fundador e atual presidente de tecnologia do Google, o site de busca mais popular da internet. Filho de pais judeus, Sergey Brin emigrou em 1979 para os Estados Unidos juntamente com a família,...

ler mais
Ciberespaço

Ciberespaço

O conceito de ciberespaço pode ser melhor compreendido à luz do esclarecimento que Pierre Lévy faz a respeito do virtual (Lévy, 1996). A desterritorialização, a saída do “agora” e do “isto” é uma das vias régias da virtualização por transformar a coerção do tempo e do espaço em uma variável contingente.

ler mais
Pierre Lévy

Pierre Lévy

Pierre Lévy é um filósofo francês da cultura virtual contemporânea. Especializou-se em abordagens hipertextuais quando lecionou na Universidade de Ottawa, no Canadá.

ler mais
Atualização

Atualização

A atualização é uma solução de um determinado problema, um resultado de fatores que se conjugam e originam uma solução. 11] A atualização é a criação, é a invenção de uma forma a partir de uma configuração dinâmica de forças e de finalidades, podendo ser, por isso, definida como o movimento inverso da virtualização.

ler mais
Virtual

Virtual

O termo virtual vem do latim medieval Virtuale ou Virtualis, cujo radical Virtus foi mantido e significa: virtude, força ou potência. Dessa forma, o virtual assume a condição de algo que fornece as tensões para o processo criativo que envolve a atualização, não sendo algo previsível e estático, como a passagem do possível para o real.

ler mais
PageRank

PageRank

PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. Esse critério de ordenação das páginas, de acordo com várias pessoas, é bastante democrático, reflectindo o que a “Web pensa” sobre determinado termo.

ler mais
Documentos

Documentos

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. A alteração do conteúdo de uma página implica na alteração do código HTML da mesma, através de ferramentas específicas.

ler mais
Informática

Informática

Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo da ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente usado para rever especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

ler mais
Necessidade informacional

Necessidade informacional

A necessidade informacional pode ser entendida como uma experiência subjetiva que ocorre na mente de cada indivíduo em determinada circunstância ou como condição objetiva observável quando uma informação específica contribui para atender ao motivo que a gerou....

ler mais
SKOS

SKOS

O SKOS ou Simple Knowledge Organization System, é uma recomendação do W3C projetada para representação de tesauros, esquemas de classificação, taxonomias, sistemas de controle de autoridade ou qualquer outro tipo de vocabulário controlado estruturado. O uso de RDF também permite que sistemas de organização do conhecimento sejam usados em aplicativos de metadados descentralizados e distribuídos.

ler mais
Padrões

Padrões

Os exemplos de padrões, além do uso do termo para significar template, é uma discernível regularidade no mundo ou em um design feito pelo homem. Reciprocamente, padrões abstratos na ciência, matemática ou linguagem podem ser observáveis apenas através da análise.

ler mais
Inferência

Inferência

Em Lógica, inferência ou ilação é operação intelectual mediante a qual se afirma a verdade de uma proposição em decorrência de sua ligação com outras proposições já reconhecidas como verdadeiras. Errado) Um argumento válido com premissas falsas podem levar a uma falsa conclusão: Todas as pessoas gordas são gregas.

ler mais
Descrição

Descrição

A descrição é a enumeração das características próprias dos seres, coisas, cenários, ambientes, costumes, impressões etc. Segundo o arquiteto e designer gráfico Richard Saul Wurman, existem três meios para se descrever: palavras ou textos, imagens e números.

ler mais
Representação

Representação

Na política, representação descreve como alguns indivíduos atuam por outros, ou por um grupo, por determinado perído de tempo. A representação está ligada a um bom-senso comum ao analista de sistemas responsável em mostrar fatos tangíveis, que referem-se ao sistema em questão, portanto tendo um escopo mais ou menos delineado.

ler mais
Propriedade

Propriedade

Propriedade, no sentido filosófico, constitui uma categoria de atributos de entidades ontológicas, atributos que se distinguem uns dos outros na qualificação das entidades. Dada a complexidade da caracterização das noções, este é um assunto em que é plausível...

ler mais

especificação formal

Uma especificação formal é uma descrição matemática de software ou de hardware que pode ser utilizada para desenvolver uma implementação dos mesmos. Descreve o que sistema deve fazer, e não (necessariamente) como o deve fazer. Dada uma especificação, é possível...

ler mais
Tesauro

Tesauro

Tesauro, também conhecido como dicionário de ideias afins, é uma lista de palavras com significados semelhantes, dentro de um domínio específico de conhecimento. Não deve ser encarado simplesmente como uma lista de sinônimos, pois o objetivo do tesauro é justamente mostrar as diferenças mínimas entre as palavras e ajudar o escritor a escolher a palavra exata.

ler mais

Google AdSense

AdSense é o serviço de publicidade oferecido pelo Google inc. Os donos de websites podem inscrever-se no programa para exibir anúncios em texto, imagem e, mais recentemente, vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera lucro baseado ou na...

ler mais
Estratégia

Estratégia

Estratégia (do grego antigo stratègós, de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

ler mais

Ação Manual

O Google realizará uma ação manual em um site após um revisor humano (ou seja, um funcionário do Google) revisar manualmente um site para confirmar se ele não está em conformidade com as diretrizes para webmasters do Google. Se um site tiver uma ação manual, ele não será exibido em parte ou integralmente nos resultados da pesquisa do Google.

ler mais
Not provided

Not provided

Not provided “(não fornecido)” está relacionado a uma mudança feita pelo Google e que gerou muitos problemas ao profissionais de SEO.

ler mais

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br