Dicionário de SEO

Vocabulário de termos

Criamos um vocabulário controlado de termos relacionados ao SEO para contribuir com definições acerca dos assuntos mais importantes para a otimização de sites.

Jornada do Cliente

A Jornada do Cliente é o conjunto de todos os momentos (ou pontos de contato) possíveis em que um cliente potencial é exposto ou se envolve com uma marca. Essas interações são projetadas para, eventualmente, persuadir, influenciar e converter esse cliente potencial...

ler mais

Correlação

Correlação está ligada a relações de semelhança; de correspondência entre dois seres, duas coisas, duas ideias que se relacionam entre si.

ler mais

webinar

Webinar é um tipo de webconferência no qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa fala e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao...

ler mais

e-book

Um livro digital (livro eletrónico/eletrônico ou o anglicismo e-book) é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo...

ler mais

Conversão

Conversão é quando um usuário conclui uma ação desejada em um site, os exemplos de conversões incluem: Concluindo uma compra.

ler mais

Conteúdo

Conteúdo são palavras, imagens, vídeos ou sons (ou qualquer combinação deles) transmitem informações que devem ser distribuídas e consumidas por um público.

ler mais

Competição

Existem dois tipos de competição: Concorrentes diretos:empresas que vendem produtos e / ou serviços semelhantes, atendem às mesmas necessidades e visam a um público semelhante online e offline.

ler mais

Navegação facetada

A navegação facetada é frequentemente usadas em sites de comércio eletrônico, as navegações facetadas oferecem muitas opções de classificação e filtragem para ajudar os visitantes a localizar com mais facilidade a URL que procuram em uma pilha de milhares ou até milhões de URLs.

ler mais

Páginas de recursos

As páginas de recursos não normalmente usadas para construção de links. Esse tipo de páginas geralmente contêm uma lista de links úteis para outros sites.

ler mais

Paginação

O proprietário de um site pode dividir uma página em várias partes em uma sequência, semelhante às páginas do livro. A paginação pode ser especialmente útil em páginas muito grandes. As marcas de uma página paginada são as tags rel = "next" e rel = "prev", indicando...

ler mais

Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta gratuita (com opção de pagar por recursos atualizados) ajuda os proprietários de sites a obter informações sobre como as pessoas se envolvem com seus sites.

ler mais

Desindexado

Quando um URL, seção de URLs ou um domínio inteiro foi removido de um índice de mecanismo de pesquisa.

ler mais

Conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado é o conteúdo compartilhado entre domínios ou entre várias páginas de um único domínio.

ler mais

Dispositivo móvel

Um dispositivo móvel, designado popularmente em inglês por handheld é um computador de bolso habitualmente equipado com um pequeno ecrã (output)e um teclado em miniatura (input). Também há a parte de entreterimento que principalmente se resume de: Jogos,Músicas,Aplicativos e livros digitais,filmes para download via internet ou pela “App Store”(aplicativo ultilizado para downloads de outros apps. )

ler mais

Site

Um website ou site (também chamado em Portugal de sítio eletrónico/web/da internet) é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na internet.

ler mais

Site Responsivo

Site Responsivo é um site é projetado para se adaptar ao tamanho da tela do usuário, seja ele visualizado em um desktop ou dispositivo móvel automaticamente.

ler mais

Teste A/B

O teste de divisão, também conhecido como teste A / B, é um experimento controlado usado para comparar pelo menos duas páginas da web para medir os efeitos de uma variável diferente nas conversões.

ler mais

Certificado SSL

O Certificado SSL é um certificado digital usado para autenticação de identidade de site e informações criptografadas enviadas ao servidor usando a tecnologia Secure Sockets Layer.

ler mais

Códigos de status

Códigos de status são códigos de resposta enviados por um servidor sempre que um link é clicado, uma página da web ou arquivo é solicitado ou um formulário é enviado. Códigos de status HTTP comuns importantes para SEO: 200 (OK) 404 não encontrado) 410 (desaparecido) 500 (erro de serviço interno) 503 (serviço indisponível)

ler mais

Mapa do site

Sitemap (do inglês, em português: mapa do site) é um termo usado na internet e intranet e tem dois significados:

ler mais
Sitemap

Sitemap

Um sitemap ou mapa do site é um arquivo usado para fornecer informações sobre páginas, vídeos e outros arquivos no site e indicar a relação entre eles. Criar um mapa de site de vídeo é uma ótima maneira de ajudar o Google a encontrar e entender o conteúdo de vídeo em seu site, especialmente o conteúdo que foi adicionado recentemente ou que não podemos descobrir por meio de mecanismos gerais de rastreamento.

ler mais
Stop Word

Stop Word

Por exemplo, a, em, para, é, de, em, o. Os mecanismos de pesquisa, no passado, ignoraram essas palavras para economizar tempo / recursos durante a indexação. Os buscadores evoluíram muito desde os primeiros dias, e palavras de interrupção às vezes são significativas, então isso não é algo com que se preocupar muito para fins de SEO.

ler mais
Taxa de rejeição

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição, ou Bounce Rate em inglês, é a porcentagem do total de visitas que não resultaram em uma ação secundária em seu site. Bounce Rate De acordo com o Google, embora a taxa de rejeição possa indicar possíveis problemas de conteúdo ou site, não é um fator de classificação direto.

ler mais
Rich snippet

Rich snippet

Um snippet é uma visualização do título e da descrição que o Google e outros mecanismos de pesquisa mostram de URLs em sua página de resultados. Exemplo de Rich Snippet Alguns rich snippets podem ser incentivados usando marcação de dados estruturados, como marcação de revisão exibida como estrelas de avaliação ao lado desses URLs nos resultados da pesquisa.

ler mais

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br