Algoritmo

Algoritmo é um programa de computador complexo usado por mecanismos de buscas para recuperar dados e fornecer resultados para uma consulta. Também descrito como um processo ou fórmula pelo qual as informações armazenadas são recuperadas e ordenadas de maneiras significativas.

Os buscadores usam uma combinação de algoritmos para classificar páginas da web por meio de uma página de resultados, conhecida como SERP, com base em uma série de fatores e sinais de classificação.

Mudança de Algoritmo

Algumas mudanças algorítmicas passam completamente despercebidas dos donos de sites e profissionais de SEO.

Outras, no entanto, tem impacto grande na forma como os sites são ranqueados, e essas mudanças no algoritmo, geralmente pode ser vista rapidamente, embora às vezes leve algumas semanas para ser totalmente implementada e detectada nos resultados do posicionamento.

As mudanças algorítmicas vêm em três formas:

  • Atualização de algoritmo:
  • Atualização de algoritmo:
    • O mecanismo de pesquisa executa novamente um algoritmo existente usando exatamente os mesmos sinais da última vez.
  • Novo algoritmo:
    • o mecanismo de pesquisa adiciona um novo algoritmo para melhorar a qualidade da pesquisa. Por exemplo: Google Panda, Google Penguin.

Updates do Algoritmo do Google

Google Hummingbird

Um algoritmo de pesquisa do Google foi anunciado oficialmente em setembro de 2013, depois de estar em uso por um mês.

O objetivo do Hummingbird era entender melhor o contexto completo das consultas (ou seja, pesquisa semântica) em vez de certas palavras-chave para fornecer melhores resultados.

Google Panda

Numerosas atualizações subsequentes seguiram uma grande atualização do algoritmo do Google que inicialmente foi lançada em fevereiro de 2011.

O objetivo do Google Panda era reduzir a visibilidade de conteúdo de baixo valor, geralmente produzido por “fazendas de conteúdo. Em 2016, o Panda tornou-se parte da classificação principal do Google algoritmo.

Google Penguin

Um importante algoritmo do Google lançado em abril de 2012 foi seguido por uma série de atualizações e atualizações.

O objetivo do Penguin era reduzir a visibilidade de sites excessivamente otimizados ou sites que abusavam excessivamente de certas táticas de spam (por exemplo, construção de links de baixa qualidade, excesso de palavras-chave). Em 2016, o Penguin começou a funcionar em tempo real como parte do algoritmo central do Google.

Atualização do Google Pigeon

Atualização do Google Pigeon é o nome (dado pela indústria de SEO, não pelo Google) de uma atualização significativa da pesquisa local do Google, lançada em 24 de julho de 2014.

O objetivo do Pigeon era melhorar a precisão e relevância das pesquisas locais aproveitando os sinais de classificação mais tradicionais do Google e melhorar a distância e localizar os parâmetros de classificação.

Google RankBrain

Uma grande mudança no algoritmo do Google foi introduzida oficialmente em outubro de 2015, embora já tivesse sido testada meses antes.

Com o RankBrain, o Google adicionou o aprendizado de máquina ao seu algoritmo e o chamou de terceiro sinal de classificação mais importante. Em junho de 2016, revelou que o RankBrain esteve envolvido em todas as consultas e classificações impactadas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira - esta chamada de Atualização do...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br