CMS

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS) é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma consistentemente organizada permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade.

CMSs são frequentemente usados para armazenar, controlar, prover documentação, empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir arquivos de computador, imagens, áudios, vídeos, documentos eletrônicos e conteúdo Web.

Podemos dizer que um CMS é semelhante a um framework (um esqueleto) de website pré-estruturado, com recursos básicos de: usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet.

Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. O principal intuito de uma empresa optar pelo uso de um CMS é tornar mais ágil o processo de atualização de ambientes web, permitindo que colaboradores da empresa atualizem diretamente suas respectivas áreas de responsabilidade em sites internet e intranet.

Ampliando esta experiência na busca pela agilidade nas atualizações, sistemas CMS de qualidade não devem requerer habilidades além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto. Sistemas CMS de qualidade devem permitir ainda a alteração da aparência de um website por meio da utilização de temas. Estes temas são pacotes que contemplam imagens e estilos de fonte que podem ser facilmente mudados, duplicados e alterados conforme a necessidade de cada website. Altera-se a aparência de um site meramente com a alteração do tema utilizado pelo site.

O uso de um sistema CMS dispensa o uso de profissionais de internet em uma empresa? A resposta é não. Nenhum CMS de mercado, gratuito ou não, dispensa o papel de uma pessoa responsável pelo seu ambiente, e principalmente pela alimentação do conteúdo. O termo profissionais de internet é muito amplo para responder de forma satisfatória essa pergunta. Podemos separar em profissionais responsáveis pela tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento da ferramenta e do outro lado os profissionais responsáveis pela criação de conteúdos para a internet, ambos os profissionais mesmo que com empresas terceiras prestando serviço, sempre se farão necessários, mesmo que utilizando ferramentas gratuitas. Um sistema de gerenciamento de conteúdos requer uma infra-estrutura de hospedagem (servidores). Bem como, um CMS requer manutenções periódicas para garantir sua evolução, sua atualização, seu crescimento futuro.

E ainda, novos websites não são implantados sem um conhecimento sobre estrutura de navegação, estrutura de informações, organização de conteúdos e reaproveitamento de recursos. Este trabalho envolve análise de sistemas, e um certo conhecimento técnico que permitirá a evolução, a qualidade e o futuro dos projetos internet de uma empresa.

Um CMS trabalha com gestão de CONTEÚDO. O que não é possível sem um ambiente estável, estruturado e organizado. Principais sistemas CMS gratuitos disponíveis no mercado Um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares são o WordPress e o Joomla! que são sistemas em PHP, Open Source. Ambos são utilizados para criação de sites e portais. Outros exemplos de CMS são o Plone, o Liferay e o Drupal onde é facilmente realizada a edição de conteúdos a partir do próprio site, podendo também ser usado para o gerenciamento de intranet. O Joomla! também é muito utilizado para intranets.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira - esta chamada de Atualização do...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br