Domínio Semântico

O Domínio Semântico é uma “área específica de ênfase cultural” – Harriet Ottenheimer (2006), escritora de Antropologia Linguística

Um domínio semântico é um lugar específico que compartilha um conjunto de significados, ou uma linguagem que mantém seu significado, dentro de um determinado contexto do lugar.

O Domínio Semântico segundo a lexicografia

Para lexicografia, um domínio semântico ou campo semântico é definido como “uma área de significado e as palavras usadas para falar sobre ela … Por exemplo, o inglês tem um domínio ‘Rain’, que inclui palavras como chuva, garoa, aguaceiro, gota de chuva, poça.”.

Os domínios semânticos são o conceito fundamental para os estágios iniciais de projetos de construção de dicionários vernáculos. Ele usa técnicas como o Processo de Desenvolvimento de Dicionário (DDP) da SIL International, RapidWords ou software como WeSay ou FLEx.

Essas técnicas contam com listas extensas de domínios semânticos que são relevantes para as línguas vernáculas.

O Domínio Semântico para as Ciências Sociais

Nas ciências sociais, o conceito de domínios semânticos originou-se das ideias da antropologia cognitiva.

A busca era originalmente para ver como as palavras que grupos de humanos usam para descrever certas coisas são relativas às percepções e significados subjacentes que esses grupos compartilham (Ottenheimer, 2006, p. 18).

A etnossemântica tornou-se o campo que se concentrou em torno do estudo desses domínios semânticos e, mais especificamente, o estudo de como a categorização e o contexto de palavras e grupos de palavras refletiam as maneiras como diferentes culturas categorizam palavras em discurso e atribuem significado à sua língua.

O Domínio Semântico no SEO

A definição do domínio semântico em um projeto de otimização de um site para mecanismos de buscas é fundamental na etapa de criação da taxonomia do seu site. Buscadores contemporâneos usam algoritmos que procuram entender o que sua empresa oferece ao seu público. Definir um domínio para o seu site o inclui no grupo de negócios que tratam daquele assunto, o que facilita o entendimento do seu conteúdo, e facilita a categorização e nomeação de páginas, categorias, produtos e serviços.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br