Intenção ambígua

Intenção ambígua refere-se a palavras-chave em que o objetivo do pesquisador não é claro e também requer requisitos adicionais. Se uma consulta for vaga, o mecanismo de pesquisa da Internet não pode estabelecer com precisão a intenção do pesquisador.

Um método típico para processar consultas de pesquisa é obter um conjunto de documentos correspondentes e depois classificá-los com uma função de pontuação de importância. Esse método fácil geralmente funciona bem para questões de pesquisa específicas e específicas. No entanto, às vezes essa técnica falha.

Quando uma consulta de pesquisa é ampla (por exemplo, “camisetas”), não fica claro exatamente como decidir quais resultados correspondentes são um dos mais relevantes. Além disso, pior ainda, quando a pergunta é ambígua (por exemplo, “misturadores”), não fica claro apenas como determinar os resultados de coordenação, quanto mais colocá-los.

Um mecanismo de pesquisa pode descobrir instantaneamente quando uma consulta de pesquisa tem uma intenção ampla ou ambígua? Nenhum método é o melhor, mas aqui estão alguns sinais benéficos: Certas pesquisas tendem a ter conjuntos de resultados minúsculos.

Por outro lado, consultas amplas e também incertas tendem a ter grandes conjuntos de resultados. Se esse número for alto, a questão é discutível ou possivelmente ampla.

Diferença de resultados na busca com intenção ambígua

Um sinal mais forte do que o tamanho do conjunto de resultados é sua variância. Esta diferença pode ser verificada a partir da semelhança do resultado dos pares (por exemplo, intervalo de cosseno usando uma versão de incorporação de palavras) ou a partir de um histograma que resume a coleção de resultados (por exemplo, a piora da circulação do grupo). Uma grande diferença mostra uma investigação ambígua ou ampla.

A distinção dos resultados. Mais um sinal é a diversidade dos resultados em relação aos da coleção total de registros, normalmente medidos usando a divergência de Kullback-Leibler.

Para um estudo mais aprofundado disso, bem como de estratégias relevantes, sugiro a argumentação de Claudia Hauff sobre “Antecipando o desempenho de consultas e sistemas de acesso.”

Análise de consulta e Intenção ambígua

As pesquisas breves costumam ser amplas e, também, são mais prováveis ​​de serem incertas. Lidar com a consulta com um tagger de classe gramatical ou de reconhecimento de entidade pode produzir uma avaliação muito mais precisa. Hauff discute esses tipos de métodos em sua seção sobre previsores de pré-recuperação.

Uma abordagem ainda mais moderna tiraria vantagem de embeddings de palavras, por exemplo, comparando o inquérito com uma coleção de pesquisas de especificidade reconhecida.

Em contraste, consultas amplas e pouco claras têm taxas de cliques mais baixas e menos cliques de resultados com classificação superior. Pesquisas amplas e ambíguas também têm preços mais altos de paginação, melhoria de questões e reformulação de questões.

É possível usar consultas rotuladas para educar uma versão de compreensão do dispositivo que identifica consultas incertas e amplas – embora qualquer abordagem baseada em hábitos históricos do pesquisador seja propensa a viés de apresentação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br