Linked Data

O conceito de linked data (dados ligados entre si) é um conjunto de praticas introduzidas por Tim Berners-Lee em suas notas de Arquitetura webLinked Data“, com função de publicar e estruturar dados na Web.

Estas práticas vêm sido cada vez mais adotadas levando à criação do que conhecemos como Web de dados (Web of Data, em inglês).

No contexto de Web Semântica, a função não é somente lançar os dados, é fazer com que a pessoa e a máquina possam explorar a Web de Dados.

A Solução para as Fake News

Para obter e criar dados vinculados, as tecnologias devem estar disponíveis para um formato comum (RDF), para fazer a conversão ou o acesso em tempo real aos bancos de dados existentes (relacional, XML, HTML, etc).

Também é importante ser capaz de configurar endpoints de consulta para acessar esses dados de forma mais conveniente. O W3C fornece uma paleta de tecnologias (RDF, GRDDL, POWDER, RDFa, o próximo R2RML, RIF, SPARQL) para obter acesso aos dados.

Linked Data e Web Semântica

A Web Semântica é uma Web de Dados – de datas e títulos e números de peças e propriedades químicas e quaisquer outros dados que alguém possa conceber.

A coleção de tecnologias da Web Semântica (RDF, OWL, SKOS, SPARQL, etc.) fornece um ambiente onde o aplicativo pode consultar esses dados, fazer inferências usando vocabulários, etc.

Para que são usados os dados vinculados?

Os dados vinculados estão no cerne da Web Semântica: integração em grande escala de, e raciocínio sobre, dados na web.

Quase todos os aplicativos listados, digamos, na coleção de Estudos de Caso da Web Semântica e Casos de Uso são essencialmente baseados na acessibilidade e integração de Dados Vinculados em vários níveis de complexidade.

Linked Data por Tim Berners-Lee

Há 20 anos, Tim Berners-Lee inventou a Word Wide Web. Em seu próximo projeto, ele está construindo uma rede que vai vincular os dados, que fará aos números o mesmo que a Web fez com as palavras, imagens e videos: Libere seus dados e reestruture a forma de utilizá-los.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br