Links

O conceito de Web tem como um das bases o link, esse elemento de hipermídia formado por um trecho de texto em destaque ou por um elemento gráfico que, ao ser acionado (geralmente mediante um clique de mouse), provoca a exibição de novo hiperdocumento.

Uma conexão entre dois sites construídos com código HTML. Um link permite que os usuários naveguem em sites, redes sociais e aplicativos. Os links desempenham um papel crítico na forma como os mecanismos de pesquisa avaliam e classificam os sites.

Existem inúmeros tipos de links.

Backlinks

Ou “links de entrada” são links de outros sites que apontam para o seu site.

Internal links ou Links Internos

Links em seu próprio site que apontam para suas outras páginas no mesmo site.

Navegação

Uma lista de links que ajudam os visitantes a navegar para outras páginas do seu site. Freqüentemente, eles aparecem em uma lista no topo do seu site (“navegação superior”), na coluna lateral do seu site (“navegação lateral”) ou na parte inferior do seu site (“navegação no rodapé”).

Acessibilidade de link

A facilidade com que um link pode ser encontrado por visitantes humanos ou rastreadores.

Equidade de link

O valor ou autoridade que um link pode passar para seu destino. Leva e consideração o valor dos links de entrada, em termos de relevância, autoridade e confiança.

Volume do link

A quantidade de links em uma página.

Link Juice

Link Juice é um termo que você nunca deve usar em público ou online.

Links editoriais

Quando os links são obtidos naturalmente e fornecidos por vontade própria do autor (em vez de pagos ou coagidos), eles são considerados editoriais.

Link Building

Links conectando entidades

Embora “construir” pareça que essa atividade envolve a criação de links para o seu próprio site, o link building descreve realmente o processo de obtenção de links para o seu site com a finalidade de construir a autoridade do seu site nos motores de busca.

É um processo desenvolvido para fazer com que outros sites confiáveis ​​e relevantes se vinculem ao seu site para ajudar a melhorar sua classificação e visibilidade de pesquisa orgânica. O Link Building pode ser feito por:

  • Realização de divulgação para meios de comunicação, blogueiros, influenciadores e webmasters.
  • Atrair links editoriais com naturalidade, publicando vários tipos de conteúdos de elevada qualidade ou sensacionais.
  • Pagando por eles. Por exemplo, você pode obter links por meio de conteúdo patrocinado, análises pagas ou pagar para que um tipo específico de link apareça em outro site.
  • Formando parcerias.
  • Manualmente. Por exemplo, você vincula várias propriedades que gerencia ou possui, ou adiciona seu site a diretórios online ou sites de avaliação.

Troca de links

Também conhecido como link recíproco, as trocas de links envolvem táticas do tipo “você liga para mim e eu ligarei para você”. A troca excessiva de links é uma violação das diretrizes de qualidade do Google.

Velocidade do link

A rapidez (ou lentidão) com que um site acumula links. Um aumento repentino na velocidade do link pode ser potencialmente um sinal de spam, ou pode ser devido a marketing viral ou fazer algo interessante (intencionalmente ou não).

Perfil de link

Um termo usado para descrever todos os links de entrada para um domínio, subdomínio ou URL selecionado. Todo tipo de link que aponta para um determinado site.

A qualidade do perfil de link de um site pode variar amplamente, dependendo de como foram adquiridos e do texto âncora usado.

Citações não estruturadas vinculadas

Referências a informações de contato completas ou parciais de uma empresa em uma plataforma que não seja de diretório (como notícias online, blogs, listas de melhores entre outros)

Link Bait

Conteúdo intencionalmente provocativo que visa chamar a atenção das pessoas e atrair links de outros sites.

Link Farm

Quando um grupo de sites cria links entre si, geralmente usando programas automatizados, na esperança de aumentar artificialmente as classificações de pesquisa. Uma tática de spam. Também conhecido como Link Network, Blog Network, Private Blog Network.

Link não natural

Todos os links que o Google identifica como suspeitos, enganosos ou manipuladores. Um link não natural pode fazer com que o Google execute uma ação manual no seu site.

Resumindo, links são uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência dentro de um documento em hipertexto a outras partes desse documento ou a outro documento.

Um programa informático utilizado para visualizar e criar esse documento chama-se um sistema de hipertexto, normalmente um usuário pode criar uma hiperligação ou simplesmente uma ligação. Um usuário que siga as ligações está a navegar o hipertexto ou a navegar a web.

Links de diretório

“Diretório”, no contexto do SEO local, é uma lista agregada de empresas locais, geralmente incluindo o nome, endereço, número de telefone (NAP) de cada empresa e outras informações, como seu site. “Diretório” também pode se referir a um tipo de Link não natural que viola as diretrizes do Google: “diretório de baixa qualidade ou links de sites favoritos”.

Follow

O estado padrão de um link, “follow” links.

NoFollow

Os links marcados com rel = “nofollow” não passam relavância. O Google incentiva o uso deles em algumas situações, como quando um link foi pago.

Links comprados

Eles estão trocando dinheiro ou outra coisa de valor por um link. Se um link for comprado, ele constitui um anúncio e deve ser tratado com uma tag nofollow para não passar no PageRank.

Links artificiais

O Google descreve os links artificiais como “a criação de links que não foram colocados editorialmente ou garantidos pelo proprietário do site em uma página”. Isso é uma violação de suas diretrizes e pode ser punido contra o site infrator.

Blue Links

Os mecanismos de pesquisa de formato usados ​​para exibir os resultados da pesquisa; dez produtos orgânicos apareceram no mesmo formato.

Texto âncora

Texto âncora é a palavra ou palavras clicáveis ​​de um link. Este texto tem como objetivo fornecer informações contextuais às pessoas e aos mecanismos de pesquisa sobre o assunto da página da Web ou do site vinculado. Por exemplo, se você criou um link para enviar seus visitantes ao Search Engine Journal, “Search Engine Journal” é o texto âncora.

Link quebrado

Um link que leva a um erro 404 não encontrado. Normalmente, um link é considerado quebrado quando:

  • Um site fica offline.
  • Uma página da web é removida sem implementar um redirecionamento.
  • O URL de destino é alterado sem implementar um redirecionamento.

0 comentários

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira - esta chamada de Atualização do...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br