Otimização para Mecanismos de Resposta

Otimização para mecanismos de resposta é o SEO adaptado para buscas feitas usando a voz, também conhecido como AEO.

O objetivo do AEO é criar conteúdo que seja muito útil e que responda às perguntas feitas pelos usuários da maneira mais precisa e concisa possível.

Por fazer uso da marcação estruturada dos dados dos sites, consegue entender o conteúdo mais legível pelos algoritmos, para que os buscadores sejam semanticamente assertivos.

Otimização de mecanismo correspondente ou otimização para perguntas é um conjunto de técnicas que otimizam conteúdo para o mecanismo de pesquisa usar um extrato para responder aos usuários. Os dispositivos de pesquisa se tornam máquinas para responder a perguntas.

Otimização da Web para mecanismos de pesquisa é feita para alcançar o usuário entregando a resposta que ele está procurando com o formato ideal

O que é a otimização para mecanismos de resposta?

O termo em inglês, Answer Engine Optimization, é usado na indústria da Web para definir a mudança nos mecanismos de pesquisa, marcadamente o Google, com o objetivo claro de fornecer uma resposta definitiva às pesquisas.

Esta mudança no mercado do SEO promete mudar o cenário de uma vez por todas. Os assistentes comandados por voz já se espalharam por casas e empresas de todo mundo, e empresas como Google e Amazon, disputam bilhões de dólares na mão de bilhões de usuários.

Inovações como rich snippets e Knowledge Graph são demonstrações claras da contribuição de empresas como o Google em fornecer respostas as consultas sem exigir que o usuário clique em outro site.

A pesquisa por voz marca essa mudança claramente.

A grande maioria das pesquisas por voz recebe uma única resposta, lida pelo assistente digital, e novas implementações já permite filtragens, via novas perguntas, nas buscas.

Quando no celular, algumas pesquisas por voz exibirão uma página de resultados se não houver uma resposta definitiva a ser encontrada, mas para dispositivos usados em casas inteligentes, como o Amazon Echo e o Google Home, que raramente têm telas, essa não é uma opção.

Portanto, o mecanismo de pesquisa precisa ser capaz de fornecer uma única resposta ou nenhuma.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br