Dicionário de SEO

Vocabulário de termos

Criamos um vocabulário controlado de termos relacionados ao SEO para contribuir com definições acerca dos assuntos mais importantes para a otimização de sites.

Pirataria

Pirataria

Pirataria é um dos maiores problemas da Internet e sites relacionados a ela tem recebido punições constantes. Os mecanismos de pesquisa visam reduzir as classificações de pesquisa orgânica de conteúdo que infringe direitos autorais.

ler mais

QDF

QDF significa "query deserves freshness" algo como "consulta que merece atualização", em que um mecanismo de pesquisa pode decidir mostrar páginas da web mais recentes nos resultados de pesquisa (em vez de páginas mais antigas) se um determinado termo de pesquisa...

ler mais

Desindexar

Desindexar, também conhecido como Exclusão, quando o Google remove um site ou página da web, temporária ou permanentemente, dos resultados de pesquisa, especificamente seu índice de pesquisa.

ler mais

Redirecionar

Redirecionar é uma técnica que envia um usuário (ou mecanismo de pesquisa) que solicitou uma página da web para uma página da web diferente (mas igualmente relevante). Existem dois tipos de redirecionamentos: 301: Permanente302: Temporário

ler mais
Página Web

Página Web

Na Internet é chamada de "página" ou "Página Web", a coleção específica de informações de um site. Pode ser entendido como o conteúdo individual de cada site. Cada página pode ser visualizada separadamente numa tela de monitor de vídeo. Na Wikipédia, uma página...

ler mais
Referrer

Referrer

O referenciador é um dado de URL que identifica a origem da solicitação de página da web de um usuário.

ler mais

cliques

Em fonética, um clique ou clic é um som produzido com a língua ou os lábios sem a ajuda dos pulmões (pertence às consoantes não pulmonares). Os cliques podem ser representados à custa de sequências de consoantes como "tsk! tsk!" usada para mostrar rejeição, ou...

ler mais

Taxa de cliques (CTR)

Taxa de cliques (CTR) é a taxa (expressa em uma porcentagem) na qual os usuários clicam em um resultado de pesquisa orgânica. Isso é calculado dividindo o número total de cliques orgânicos pelo número total de impressões e multiplicando por 100.

ler mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial ou IA é a ciência que faz com que os computadores executem tarefas que requerem inteligência humana.

ler mais
Backlink

Backlink

Backlinks também conhecido como ligações recebidas, ligações de entrada, inlinks e ligações internas, são links de entrada para uma página do site ou web. Além de SEO, os backlinks de uma página web podem ser de interesse pessoal, cultural ou de interesse semântico: eles indicam quem está sendo atraído a essa página.

ler mais
Servidor

Servidor

Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor...

ler mais
Log

Log

Em computação, log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional.

ler mais

Blog

Um Blog é uma publicação de conteúdo, classificado em ordem cronológica, com o conteúdo mais recente aparecendo no topo. O conteúdo reflete interesses pessoais ou corporativos e pode ser escrito por um indivíduo ou um grupo de colaboradores. Os blogs eram...

ler mais

Reinclusão

A reinclusão é o processo de solicitar que um mecanismo de pesquisa retorne um site ou página (s) da web ao seu índice de pesquisa após a desindexação.

ler mais
Reputação

Reputação

Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Isso é feito por meio do registro e da observação da publicação de todo o conteúdo sobre marcas ou indivíduos em sites, blogs, redes sociais, fóruns e outras ferramentas da Internet.

ler mais
Online

Online

Online ou on-line [on-láin] é um anglicismo advindo do uso da Internet, sendo "em linha" uma tradução literal de on-line, pouco usada no português. No francês, diz-se en ligne e hors-ligne; no é bastante empregado en línea, mais comumente na Europa, sendo online e...

ler mais

Gestão de Reputação

A Gestão de Reputação, em inglês, Reputation Management, também conhecido como Online Reputation Management, Public Relations, é a prática de criar uma percepção online positiva de uma marca ou pessoa – incluindo nos resultados de pesquisa e nas redes sociais – minimizando a visibilidade de menções negativas.

ler mais

Scrape

Scrape, também conhecido como Web scraping, é uma técnica usada para copiar o conteúdo ou informações do site usando um programa de computador ou script.

ler mais

impressões

Impressão é a tarefa ou atividade de transferir para um suporte material qualquer (papel, tecido, plástico, acetato, madeira etc.) um determinado conteúdo ou conjunto de signos (letras, palavras, textos, figuras) armazenados em um formato digital para fins de...

ler mais

métrica

Métrica, em música, é a divisão de uma linha musical em compassos marcados por tempos fortes e fracos, representada na notação musical ocidental por um símbolo chamado de fórmula de compasso. Apropriadamente, métrica descreve o inteiro conceito de medição de unidades...

ler mais

Share of Voice

Share of Voice ou Compartilhamento de voz é a métrica de quantas impressões uma marca recebe nos SERPs para termos de pesquisa em comparação com o total de impressões que os concorrentes da marca recebem para esses mesmos termos de pesquisa.

ler mais

influência

A influência social é o ato de levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a fazer algo que, a princípio, desconheciam e/ou não tinham em mente. Tanto a psicologia (especialmente a psicologia social), a sociologia e a antropologia a influência social é uma das bases que...

ler mais

Sinal Social

Sinal Social são quaisquer fatores que demonstrem autoridade e influência em sites populares de redes sociais. Os sites populares que têm muito envolvimento com a mídia social tendem a ter uma boa classificação por outros motivos.

ler mais

Jornada do Cliente

A Jornada do Cliente é o conjunto de todos os momentos (ou pontos de contato) possíveis em que um cliente potencial é exposto ou se envolve com uma marca. Essas interações são projetadas para, eventualmente, persuadir, influenciar e converter esse cliente potencial...

ler mais

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br