Palavra-chave

O termo palavra-chave foi difundido com o surgimento dos buscadores modernos. O uso de palavras ou frase, que um profissional de SEO ou marketing visa, tem o objetivo de comparar e classificar o que os usuários estão procurando.

As palavras usadas nas páginas da web podem ajudar os mecanismos de pesquisa a determinar quais páginas são mais relevantes para mostrar nos resultados orgânicos quando um pesquisador faz uma consulta.

Palavras-chave geralmente representam tópicos, ideias ou perguntas.

Atualmente o uso de palavras-chave como norte para um trabalho de SEO está em crise.

Com o surgimento dos algoritimos como o BERT, o LaMDA e o MUM , que são especializados em entender o contexto semântico de frases completas, focar somente em elementos tão curtos quanto palavras-chave e sem a devida contextualização, empobrece o projeto de Otimização.

Na Semântico SEO usamos o nome termos por entender que ele representa melhor esse momento do SEO.

Canibalização de palavras-chave

Um tipo de auto competição que ocorre quando várias páginas de um site são classificadas para a mesma consulta em um SERP.

Isso pode resultar em uma CTR mais baixa, autoridade diminuída e taxas de conversão mais baixas do que ter uma página da web consolidada com boa classificação.

Keyword Density ou densidade de palavras-chave

A frequência com que uma palavra ou frase aparece no conteúdo de uma página da web.

Na melhor das hipóteses, esse conceito não comprovado está desatualizado, se é que realmente importou para os mecanismos de pesquisa.

Não existe uma porcentagem ideal que ajude uma página da web a se classificar melhor.

Keyword Research ou Pesquisa de Palavras-chave

O processo de descoberta de quaisquer tópicos, assuntos e termos relevantes que os pesquisadores inserem nos mecanismos de pesquisa, bem como o volume e o nível de competição desses termos.

Essa prática é possibilitada por uma variedade de ferramentas gratuitas e pagas.

Keyword Stuffing

Adicionar palavras-chave irrelevantes ou repetir palavras-chave além do natural a uma página da web na esperança de aumentar as classificações de pesquisa.

Essa tática de spam vai contra as Diretrizes para webmasters do Google e pode resultar em uma ação manual e pode ser encarada como uma tática de Black Hat.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira - esta chamada de Atualização do...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br