Reputação

Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócios, comunidades online ou status social.

Reputação na Web

Reputação Digital, Gestão de Reputação Digital ou Online Reputation Management é o monitoramento e análise das informações sobre uma determinada empresa ou pessoa na internet para orientar a percepção da sua imagem na rede.

Ela é a percepção do público sobre indivíduos ou empresas na Internet. É baseado em conteúdos (notícias, artigos e mídia) e interações (avaliações, opiniões e comentários) publicados em redes sociais, blogs e sites profissionais. A sua gestão – gestão da reputação online – visa avaliar, monitorizar e promover a melhoria da imagem da marca.

Portanto, reputação digital é a impressão dada aos usuários por meio de um conjunto de dados sobre uma pessoa, produto, serviço ou negócio específico divulgado na Internet. Para você, isso significa que todas as informações que mencionam sua marca ou nome fazem parte da sua reputação digital.

Análise de reputação

A análise dos dados obtidos durante o monitoramento é a chave para descobrir a reputação digital do entrevistado. O conteúdo da pesquisa de monitoramento é classificado por tipo (blog, site de notícias, rede social, etc.), positivo ou negativo, e você também pode ver o escopo, influência, número de links, etc. da mensagem.

Monitoramento de reputação

A primeira etapa no gerenciamento da reputação digital é o monitoramento. Isso é feito por meio do registro e da observação da publicação de todo o conteúdo sobre marcas ou indivíduos em sites, blogs, redes sociais, fóruns e outras ferramentas da Internet. Isso pode ser feito usando ferramentas de busca, como Buscadores, Twitter Search, Ice Rocket, Technorati, Google Alerts, etc.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br