Resource Description Framework

A Resource Description Framework (RDF) é uma linguagem para representar informação na Internet. Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML.

A especificação do RDF – Resource Description Framework – da W3C

A especificação RDF 1.1 consiste em um conjunto de recomendações do W3C e notas do grupo de trabalho, publicado em 2014. Este conjunto também inclui um RDF Primer. Veja também os escritos de Tim Berners-Lee sobre questões de design da Web, incluindo arquitetura de metadados. Outras tecnologias, como OWL ou SKOS, se baseiam em RDF e fornecem linguagem para definir ontologias estruturadas baseadas na Web que permitem integração e interoperabilidade mais rica de dados entre comunidades descritivas.

Vários livros didáticos foram publicados em RDF e na Web Semântica em geral. Por favor, consulte uma página separada listando alguns deles, conforme mantidos pela comunidade. Essa lista também inclui referências a anais de conferências e coleções de artigos que podem ser de interesse geral.

RDF, Grafo de Conhecimento e Web Semântica

Os grafos de conhecimento RDF são normalmente pesquisados ​​usando consultas de padrão triplo, os triples. O padrão RDF é uma das mais importantes ferramentas da Web Semântica e seu uso vem se expandindo na medida que mais profissionais, dos mais variados campos do conhecimento, entram em contato com Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial e Bots e precisam de ferramentas como os vocabulários controlados, taxonomias e ontologias (além das ferramentas da Web Semântica) para qualificar seu trabalho.

No artigo Effective searching of RDF knowledge graphs de Hiba Arnaout e Shady Elbassuoni, lemos:

Recentemente, Linked Data cresceu de um esforço acadêmico para um que foi adotado por vários governos e partes interessadas da indústria, em domínios como negócios e finanças, geografia, governança, mídia, bibliotecas digitais, ciências da vida, além de uso geral e conjuntos de dados de conteúdo gerados pelo usuário.

Todos esses dados são normalmente representados como conjuntos de RDF (Resource Description Framework) 2 triplos. Um triplo RDF é um triplo com três campos: um assunto, um predicado e um objeto onde os assuntos e predicados são URIs e os objetos são URIs ou literais.

Resource Description Framework - RDF
A Fig. mostra um trecho da DBpedia, um gráfico de conhecimento RDF que é construído automaticamente a partir da Wikipedia, e a Tabela 1 mostra os triplos RDF correspondentes. Omitimos o prefixo de todos os URIs para facilitar a leitura.

Como alternativa, um conjunto de dados RDF também pode ser visto como um gráfico rotulado, ao qual nos referimos como um gráfico de conhecimento RDF. Em um gráfico de conhecimento RDF, os rótulos dos nós são URIs que representam recursos ou literais, e os rótulos das bordas são URIs que representam predicados.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br