Rich snippet

Um snippet é uma visualização do título e da descrição que o Google e outros mecanismos de pesquisa mostram de URLs em sua página de resultados. Um snippet “rico” ou Rich snippet é, portanto, uma versão aprimorada do snippet padrão.

Rich snippet no resultado de um busca no Google

Alguns rich snippets podem ser incentivados usando marcação de dados estruturados, como marcação de revisão exibida como estrelas de avaliação ao lado desses URLs nos resultados da pesquisa.

Rich snippet são dados estruturados

Os dados estruturados podem ser adicionados ao HTML de um site para fornecer informações contextuais aos mecanismos de pesquisa durante o rastreamento.

Essas informações podem então ser exibidas nos SERPs, resultando em uma listagem aprimorada, conhecida como rich snippet.

Rich snippet no SEO

Desde 2009 quando o Google introduziu em suas SERPs (páginas de resultados de uma busca) que os profissionais de SEO procuram fazer duas coisas: entender como esses resultados ricos funcionam e fazer com que os conteúdos dos sites que otimizam apareceram em algum Rich Snippet.

O rich snippet mais cobiçado é o resultado 0 que o Google chama de trechos em destaque.

Rich snippet: Posição 0
Exemplo de rich snippet, o posição 0

Os trechos em destaque ficam em uma posição especial na parte superior dos resultados da pesquisa com uma descrição acima do link.

Quando o pesquisador faz uma busca com o Google Assistente, esses trechos também poderão ser lidos em voz alta. O que faz esse tipo de resultado ainda mais importante, por entrar na categoria do AEO – Answer Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Resposta, ou seja, os celulares e smart devices usam o seu conteúdo para responder diretamente ao usuário, citando o seu site.

A maioria dos trechos em destaque contém apenas um resumo de informações e os trechos em destaque incluem:

  • informações de um site de terceiros;
  • um link para a página;
  • o título da página;
  • o URL da página.


O conteúdo citado nos trechos em destaque pode ser um parágrafo, uma lista, uma série de etapas ou uma tabela. Em algumas pesquisas, o Google fornece uma resposta rápida ou um resumo com o trecho de conteúdo de um site relevante.

Esses trechos em destaque terão mais chances de aparecer quando sua pesquisa estiver na forma de uma pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira - esta chamada de Atualização do...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br