Signo linguístico

O signo linguístico é um elemento representativo que apresenta dois aspectos: o significado e o significante que atualmente são fundamentais para o SEO Semântico.

A definição clássica de signo (desde a idade média, pelo menos) é a de uma coisa que é usada, referida ou tomada no lugar de outra coisa (aliquid pro aliquo).

Ao escutar a palavra cachorro, reconhecemos a sequência de sons que formam essa palavra. Esses sons se identificam com a lembrança deles que está em nossa memória. Essa lembrança constitui uma real imagem sonora, armazenada em nosso cérebro que é o significante do signo cachorro.

Nos signos linguísticos ocorre a união do significante e do significado da palavra, formando um todo inseparável. Essa noção de signo foi criada pelo linguista Ferdinand de Saussure, o pai da linguística.

Características dos signos linguísticos

Os signos linguísticos apresentam duas características principais:

Arbitrariedade do signo

A união do significado e significante é arbitrária, não existindo nenhuma razão natural para essa associação É imotivada. A representação do conceito poderia ser, por isso, feita com qualquer significante.

Linearidade do significante

Os signos linguísticos são considerados apenas numa só dimensão. As letras e palavras sucedem-se em linha, umas atrás das outras.

Além dessas duas características principais, os signos linguísticos são, ao mesmo tempo, imutáveis e mutáveis:

Imutabilidade

Os falantes não escolhem os significantes, sendo ensinados pelos outros falantes da língua que já estabeleciam a relação entre significado e significantes anteriormente. É, assim, uma associação imposta, como uma herança cultural, proveniente dos hábitos linguísticos de cada língua.

Mutabilidade

Todas as línguas estão sujeitas a alterações ao longo do tempo. Esse processo é feito a longo prazo, sendo influenciado pelo uso social e coletivo da língua. Um indivíduo singular não consegue provocar alterações nos signos linguísticos. Essas alterações são importantes para que se preserve a continuidade da língua.

Veja conteúdos relacionados a Signo linguístico

Termos relacionados a Signo linguístico

Otimize o seu site

Se você precisa fazer o seu site aparecer nas buscas de seus clientes como o meu, entre em contato agora.
Otimize agora o seu site!

Entre em Contato

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS
+55 51 99541-6223
contato@semantico.com.br