Signo linguístico

O signo linguístico é um elemento representativo que apresenta dois aspectos: o significado e o significante que atualmente são fundamentais para o SEO Semântico.

A definição clássica de signo (desde a idade média, pelo menos) é a de uma coisa que é usada, referida ou tomada no lugar de outra coisa (aliquid pro aliquo).

Ao escutar a palavra cachorro, reconhecemos a sequência de sons que formam essa palavra. Esses sons se identificam com a lembrança deles que está em nossa memória. Essa lembrança constitui uma real imagem sonora, armazenada em nosso cérebro que é o significante do signo cachorro.

Nos signos linguísticos ocorre a união do significante e do significado da palavra, formando um todo inseparável. Essa noção de signo foi criada pelo linguista Ferdinand de Saussure, o pai da linguística.

Características dos signos linguísticos

Os signos linguísticos apresentam duas características principais:

Arbitrariedade do signo

A união do significado e significante é arbitrária, não existindo nenhuma razão natural para essa associação É imotivada. A representação do conceito poderia ser, por isso, feita com qualquer significante.

Linearidade do significante

Os signos linguísticos são considerados apenas numa só dimensão. As letras e palavras sucedem-se em linha, umas atrás das outras.

Além dessas duas características principais, os signos linguísticos são, ao mesmo tempo, imutáveis e mutáveis:

Imutabilidade

Os falantes não escolhem os significantes, sendo ensinados pelos outros falantes da língua que já estabeleciam a relação entre significado e significantes anteriormente. É, assim, uma associação imposta, como uma herança cultural, proveniente dos hábitos linguísticos de cada língua.

Mutabilidade

Todas as línguas estão sujeitas a alterações ao longo do tempo. Esse processo é feito a longo prazo, sendo influenciado pelo uso social e coletivo da língua. Um indivíduo singular não consegue provocar alterações nos signos linguísticos. Essas alterações são importantes para que se preserve a continuidade da língua.

Veja conteúdos relacionados a Signo linguístico

Termos relacionados a Signo linguístico

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br