Teoria dos grafos

A teoria dos grafos é um ramo da matemática que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto. Para tal são empregadas estruturas chamadas de grafos, G(V,A), onde V é um conjunto não vazio de objetos denominados vértices e A é um conjunto de pares não ordenados de V, chamado arestas.

Teoria dos Grafos

Dependendo da aplicação, arestas podem ou não ter direção, pode ser permitido ou não arestas ligarem um vértice a ele próprio e vértices e/ou arestas podem ter um peso (numérico) associado.

A teoria dos grafos é uma ferramenta matemática para caracterizar uma rede, desta forma, é possível estudar as propriedades topológicas e o desenvolvimento temporal e espacial de um conjunto de elementos relacionados.

A teoria dos grafos é uma ferramenta fundamental a gestão de recursos, planejamento de transporte e otimização de recursos humanos, sendo aplicados a diversos problemas, como problemas de localização e de traçado de rotas para diversos tipos de serviços, estudo da estrutura do DNA e projetos de códigos e interligação elétrica e engenharia molecular (BOAVENTURA e JURKIEWICZ, 2009).

Dentre as subestruturas de grafo que oferecem soluções para problemas aplicados, os caminhos se destacam especialmente pelo potencial associado aos problemas de trânsito, transporte e localização em sistemas discretos (BOAVENTURA NETTO, 2006).¹

A busca e a Teoria dos grafos

Busca em grafos é uma das técnicas mais utilizadas para o projeto de algoritmos em grafos. Em tais buscas, a ordem em que os vértices de um grafo são visitados definem uma enumeração nos vértices do grafo e uma caracterização dessas enumerações que, de acordo com a estratégia usada na busca, tem se mostrado importante nas aplicações de algoritmos em grafos. Neste trabalho generalizamos o conceito de busca e as caracterizações, bem conhecidas no caso de grafos, para o caso de hipergrafo.²

Introdução à Teoria dos Grafos

Introduzimos o conceito de grafo, uma representação de elementos e das relações entre eles através de vértices e elos (ou arestas). Apresentamos dois problemas aparentemente não relacionados, mas que podem ser visualizados através de grafos. O primeiro é o famoso problema das Pontes de Königsberg, e o segundo pede para se mostrar que em qualquer grupo existem duas pessoas que possuem o mesmo número de amizades dentro do grupo.


A Teoria dos grafos e o SEO

O SEO Semântico está altamente relacionado a estratégias que conectam informações entre si através de links semanticamente qualificados. Seja para criar links internos entre entidades ou usar grafos para fazer os modernos algoritmos entenderem seu conteúdo, todos são uteis para os buscadores processarem e avaliarem a reputação da página e a relevância do conteúdo a serem indexados.

Com isso em mente, podemos usar os grafos como base para criar uma estratégia de links internos que vão ajudar os buscadores a navegarem por seu site, entendendo seu conteúdo e rastreando todas as páginas da forma correta.

Executamos projetos de links internos para vincular de forma controlada e estratégica todas as páginas em um mesmo site. É extremamente importante evitar duas coisas na estrutura de um site: página orfãs (que não estão conectadas a nenhuma outra) ou páginas profundas (que estão a muitos cliques da home).

Então, simplificar a conexão entre páginas, via links, é fazer com que seus visitantes possam navegar de forma mais fácil pelo seu site e ajuda aos bots dos mecanismo de pesquisa a entender seu conteúdo com base em como essas páginas estão vinculadas.

Como executar o projeto?

Usando um Hub

A maior propriedade de um Hub é ser o foco oficial de conexão a conteúdos semanticamente relacionados a ele. Essa estratégia é importante porque definem os tópicos e agrupam conteúdos em torno deles, ajudando os buscadores a entenderem cada Hub.

Links com propósito

Os algoritmos dos buscadores não precisam de links diretos entre todas as páginas para entender a relação entre os tópicos que dois conteúdos (sejam eles sites ou páginas). Criar uma taxonomia para o seu projeto de links é um passo importante para estruturar estrategicamente o projeto, evitando de criar conexões entre conteúdos separados semanticamente. Mas é preciso evitar criar links de forma artificial, esses ao invés de ajudar vai prejudicar o seu SEO.


¹ PROPOSTA DE UM MODELO DE COLETA PARA O CANAL REVERSO DE PÓS CONSUMO DE PAPEL EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO BASEADO NA TEORIA DOS GRAFOS  - Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n. 4, p. 1543-1568, out./dez. 2013. Acesso em 22 de junho de 2021 em https://producaoonline.org.br/rpo/article/view/1526/1094
² - Bragatto; Donadelli e Guedes in Extensões e caracterizações de buscas para hipergrafos com arestas múltiplas - Vol. 8, no. 2;  pp. 16 – 27 - https://doaj.org/article/0cd76c68babc417183f576b0b08f28c7. Acesso em 22 de junho de 2021

Termos relacionados a Teoria dos grafos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Hoje pela manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: "Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?". Ter eu tenho, mas ele está na minha cabeça, pensei. Eu poderia pesquisar um na...

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um "Google Core Update" ou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo (Google Core Updates) começará a ser lançada na quarta-feira - esta...

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Nele você vai ter a história por trás de como o Google funciona. O SEO é independente de um buscador,...

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina Fake News, Fake...

Entre em Contato

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Sou publicitário, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinha a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS  | contato@semantico.com.br