Tesauro

Tesauro, também conhecido como dicionário de ideias afins, é uma lista de palavras com significados semelhantes, dentro de um domínio específico de conhecimento.

Por definição, um dicionário de ideias afins é restrito. Não deve ser encarado simplesmente como uma lista de sinônimos, pois o objetivo do tesauro é justamente mostrar as diferenças mínimas entre as palavras e ajudar o escritor a escolher a palavra exata. Tesauros não incluem definições, pelo menos muito detalhadas, acerca de vocábulos, uma vez que essa tarefa é da competência de dicionários.

Este tipo de dicionário é uma linguagem documentária caracterizada pela especificidade e pela complexidade existente no relacionamento entre os termos que comunicam o conhecimento especializado.

A ontologia é um modelo de representação do conhecimento que, a exemplo do tesauro, é utilizada para representar e recuperar informação por meio de estruturas conceituais (no caso da ontologia o meio de ação é o informático).¹

O que é um Tesauro e qual a sua finalidade?

“Tesauro é uma lista estruturada de termos associada empregada por analistas de informação e indexadores, para descrever um documento com a desejada especificidade, em nível de entrada, e para permitir aos pesquisadores a recuperação da informação que procura” – CAVALCANTI, 1978. ²

O uso de Tesauros no SEO

O uso deste tipo de artefato informacional, como início de um projeto de estruturação de conteúdos para um site, é uma das atitudes mais corretas que um profissional de SEO pode tomar. Por sua característica de descrição de documentos, este artefato é um ponto de partida para, ao final do projeto, acontecer a recuperação da informação correta, seja feita por uma ferramenta de busca interna (busca do site), externa (Google) ou por navegação, através da arquitetura da informação aplicada no projeto.

Fontes:


Sair da versão mobile