Algoritmo é um programa de computador complexo usado por mecanismos de buscas para recuperar dados e fornecer resultados para uma consulta. Também descrito como um processo ou fórmula pelo qual as informações armazenadas são recuperadas e ordenadas de maneiras significativas.
Os buscadores usam uma combinação de algoritmos para classificar páginas da web por meio de uma página de resultados, conhecida como SERP, com base em uma série de fatores e sinais de classificação.
Mudança de Algoritmo
Algumas mudanças algorítmicas passam completamente despercebidas dos donos de sites e profissionais de SEO.
Outras, no entanto, tem impacto grande na forma como os sites são ranqueados, e essas mudanças no algoritmo, geralmente pode ser vista rapidamente, embora às vezes leve algumas semanas para ser totalmente implementada e detectada nos resultados do posicionamento.
As mudanças algorítmicas vêm em três formas:
- Atualização de algoritmo:
- O mecanismo de busca altera certos sinais de um algoritmo existente.
- Atualização de algoritmo:
- O mecanismo de pesquisa executa novamente um algoritmo existente usando exatamente os mesmos sinais da última vez.
- Novo algoritmo:
- o mecanismo de pesquisa adiciona um novo algoritmo para melhorar a qualidade da pesquisa. Por exemplo: Google Panda, Google Penguin.
Updates do Algoritmo do Google
Google Hummingbird
Um algoritmo de pesquisa do Google foi anunciado oficialmente em setembro de 2013, depois de estar em uso por um mês.
O objetivo do Hummingbird era entender melhor o contexto completo das consultas (ou seja, pesquisa semântica) em vez de certas palavras-chave para fornecer melhores resultados.
Google Panda
Numerosas atualizações subsequentes seguiram uma grande atualização do algoritmo do Google que inicialmente foi lançada em fevereiro de 2011.
O objetivo do Google Panda era reduzir a visibilidade de conteúdo de baixo valor, geralmente produzido por “fazendas de conteúdo. Em 2016, o Panda tornou-se parte da classificação principal do Google algoritmo.
Google Penguin
Um importante algoritmo do Google lançado em abril de 2012 foi seguido por uma série de atualizações e atualizações.
O objetivo do Penguin era reduzir a visibilidade de sites excessivamente otimizados ou sites que abusavam excessivamente de certas táticas de spam (por exemplo, construção de links de baixa qualidade, excesso de palavras-chave). Em 2016, o Penguin começou a funcionar em tempo real como parte do algoritmo central do Google.
Atualização do Google Pigeon
Atualização do Google Pigeon é o nome (dado pela indústria de SEO, não pelo Google) de uma atualização significativa da pesquisa local do Google, lançada em 24 de julho de 2014.
O objetivo do Pigeon era melhorar a precisão e relevância das pesquisas locais aproveitando os sinais de classificação mais tradicionais do Google e melhorar a distância e localizar os parâmetros de classificação.
Google RankBrain
Uma grande mudança no algoritmo do Google foi introduzida oficialmente em outubro de 2015, embora já tivesse sido testada meses antes.
Com o RankBrain, o Google adicionou o aprendizado de máquina ao seu algoritmo e o chamou de terceiro sinal de classificação mais importante. Em junho de 2016, revelou que o RankBrain esteve envolvido em todas as consultas e classificações impactadas.