Google Analytics é uma ferramenta gratuita (com opção de pagar por recursos atualizados) ajuda os proprietários de sites a obter informações sobre como as pessoas se envolvem com seus sites.
Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.
Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense. É incorreto pensar que este serviço resolve os problemas de um site automaticamente sem um webmaster por trás, ele apenas demonstra as informações para que sejam corrigidas.
O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005. Ainda hoje o sistema Urchin original para instalação em computadores é vendido pelo Google como um novo pacote.
Alguns exemplos de relatórios que você pode ver no Google Analytics incluem relatórios de aquisição que mostram de quais canais seus visitantes estão vindo e relatórios de conversão que mostram a taxa em que as pessoas estão concluindo as metas (por exemplo, preenchimento de formulários) em seu site.