Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócios, comunidades online ou status social.
Reputação na Web
Reputação Digital, Gestão de Reputação Digital ou Online Reputation Management é o monitoramento e análise das informações sobre uma determinada empresa ou pessoa na internet para orientar a percepção da sua imagem na rede.
Ela é a percepção do público sobre indivíduos ou empresas na Internet. É baseado em conteúdos (notícias, artigos e mídia) e interações (avaliações, opiniões e comentários) publicados em redes sociais, blogs e sites profissionais. A sua gestão – gestão da reputação online – visa avaliar, monitorizar e promover a melhoria da imagem da marca.
Portanto, reputação digital é a impressão dada aos usuários por meio de um conjunto de dados sobre uma pessoa, produto, serviço ou negócio específico divulgado na Internet. Para você, isso significa que todas as informações que mencionam sua marca ou nome fazem parte da sua reputação digital.
Análise de reputação
A análise dos dados obtidos durante o monitoramento é a chave para descobrir a reputação digital do entrevistado. O conteúdo da pesquisa de monitoramento é classificado por tipo (blog, site de notícias, rede social, etc.), positivo ou negativo, e você também pode ver o escopo, influência, número de links, etc. da mensagem.
Monitoramento de reputação
A primeira etapa no gerenciamento da reputação digital é o monitoramento. Isso é feito por meio do registro e da observação da publicação de todo o conteúdo sobre marcas ou indivíduos em sites, blogs, redes sociais, fóruns e outras ferramentas da Internet. Isso pode ser feito usando ferramentas de busca, como Buscadores, Twitter Search, Ice Rocket, Technorati, Google Alerts, etc.