Estratégia

Estratégia (do grego antigo stratègós, de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ou “comando” tendo significado inicialmente “a arte do general”) e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense.

O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial ou trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados. À primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição.

Contudo, um pouco de atenção ao sentido em que a palavra é usada permite, desde logo, perceber que não existe qualquer uniformidade, podendo o mesmo termo referir-se a situações muito diversas. Se para uma leitura apressada esse fato não traz transtornos, para o estudante destas matérias e mesmo para os gestores têm por função definir ou redefinir estratégias e implantá-las nas organizações, a definição rigorosa do conceito que têm de levar a cabo é o primeiro passo para o êxito dos seus esforços.

A estratégia no Marketing Digital

Estratégia de marketing é um conjunto de ações colocadas em prática para atingir os objetivos de comunicação, vendas e construção de uma imagem positiva para sua marca. Ela representa todos os esforços feitos para aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair clientes e ser reconhecido como uma autoridade na área em que atua.

O uso de estratégia no marketing ajuda as empresas a determinar as necessidades de determinados mercados e públicos-alvo e a colocar em prática práticas que ajudam a atender a essas necessidades.

Esse conceito está relacionado com fazer planos antes de agir.

Isso é muito importante em qualquer segmento de mercado, pois uma atitude imprudente pode ter consequências graves para a empresa.

Portanto, é muito importante fazer um plano antes de realizar qualquer ação. As estratégias de marketing são projetadas para atender às necessidades da organização ou de seu público-alvo. Existem muitos tipos e ferramentas que podem ajudar as entidades a atingir certos objetivos, como promoção de produtos ou aumento de vendas.

Salir de la versión móvil