Uma ontologia é uma especificação formal que fornece representação de conhecimento compartilhável e reutilizável. Ontologias são vocabulários controlados construídos em padrões da Web Semântica usando sabores de RDF (SKOS ou OWL).
Portanto elas vinculam semanticamente conceitos a classes, conceitos a outros conceitos, conceitos a propriedades e qualquer coisa a outra coisa usando triplos.
Consequentemente, eles são semanticamente expressivos e conceitualmente simples de modelar, caso o domínio do conhecimento seja simples. Outros domínios mais complexos, ou a intersecção entre domínios, vai tornar a produção da ontologia mais complexa.
Exemplos de ontologias incluem:
- Taxonomias
- Vocabulários
- Tesauro
- Mapas de tópicos
- Modelos lógicos
Uma especificação de ontologia inclui descrições de conceitos e propriedades em um domínio, relações entre conceitos, restrições sobre como os relacionamentos podem ser usados e indivíduos como membros de conceitos.
Ontologia para Análise de Negócios
Ontologias em Ciência da Computação
Em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação, uma ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes.
Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio, como já disse anteriormente. Elas são utilizadas atualmente em inteligência artificial, web semântica, engenharia de software e arquitetura da informação, como uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo ou alguma parte deste.
Referência: https://www.synaptica.com/triples-triads-and-semantics/