OWL para Empresas

Criar OWL para Empresas é fazer uso de uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web. Crie o OWL para sua empresa e estabeleça relações semânticas. OWL é uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web.

Mas antes vamos falar sobre a semântica presente na Internet, mas apropriadamente, na web.

Web Semântica está cada vez mais presente em nossa vida.

Para criar a base para o seu negócio ter uma boa performance na Web do Futuro é preciso criar o que chamamos de Vocabulário Semântico, ou Domínio. Todo grupo industrial tem seu próprio vocabulário semântico para sua atividade, que descreve as entidades do seu domínio.

Pense em Domínio como sendo o termo principal que define o que seu negócio faz. Aqui no caso da Micro e Pequenas empresas é: SITES. Dentro deste domínio defino uma ontologia que é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio.

O que é uma Ontologia?

Ontologia é um ramo da Filosofia que estuda a natureza do ser, da Natureza e da própria realidade. Buscam estabelecer relações semânticas entre conceitos, em forma de redes conceituais, próximas da mente humana, em um domínio específico do conhecimento.

Para definir uma Ontologia para o seu negócio eu tenho que usar uma linguagem e ela é chamada OWL: Ontology Web Language.

Saiba como a taxonomia pode lhe ajudar a otimizar seu site

Mas o que é OWL?

Desmistificando OWL para a empresa

A OWL é uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web. Uma ontologia OWL pode incluir descrições de classes e suas respectivas propriedades e seus relacionamentos.

Ela foi criada para que seus projetos na Web sejam entendidos tanto por pessoas (que podem ler, ver suas imagens e vídeos e tirar conclusões, inferências, sobre o que você está dizendo) e computadores, incapazes de fazer qualquer dessas coisas, sem que você use no seu conteúdo online uma linguagem de marcação, como a OWL.

E como você empresário vai usar o OWL nos seus projetos?

Por isso estou lhe escrevendo para indicar esse livro recém-lançado: Desmitificando OWL para Empresas de Michael Uschold.

OWL para Empresas

Após um período lento de incubação de quase 15 anos, um grande e crescente número de organizações agora tem um ou mais projetos usando a pilha de tecnologias da Web Semântica.

Desmistificando OWL para a empresas.

O OWL (Web Ontology Language) é um ingrediente essencial nessa pilha, e a necessidade de ontologistas está aumentando mais rapidamente do que o número e variedade de recursos disponíveis para o aprendizado de OWL.

Isso é especialmente verdadeiro para o público-alvo primário deste livro: modeladores que desejam construir ontologias OWL para uso prático em configurações empresariais e governamentais.

O objetivo deste livro é acelerar o processo de aprendizado e domínio do OWL. Para esse fim, o foco está nos 30% de OWL que são usados 90% do tempo.

Outros que podem se beneficiar deste livro incluem gerentes tecnicamente orientados, desenvolvedores de tecnologia semântica, estudantes de graduação e pós-graduação e, finalmente, instrutores procurando novas maneiras de explicar o OWL.

O livro se desdobra de maneira espiral, começando pelas idéias centrais. Cada ciclo subseqüente reforça e expande o que foi aprendido nos ciclos anteriores e introduz novas idéias relacionadas.

A Parte 1 é um tour de ontologia e OWL do cozinheiro, dando uma visão geral informal do que as coisas precisam ser ditas para construir uma ontologia, seguido por uma visão detalhada de como dizê-las em OWL. Isso é ilustrado usando um exemplo de assistência médica.

Parte 1 conclui com uma explicação de algumas idéias fundamentais sobre significado e semântica para preparar o leitor para capítulos subseqüentes.

A parte 2 detalha as propriedades e classes, que são o núcleo do OWL. Há descrições detalhadas das principais construções que você provavelmente precisará na modelagem diária, incluindo quais inferências são sancionadas. Cada um é ilustrado com exemplos do mundo real.

A Parte 3 explica e ilustra como colocar o OWL em prática, usando exemplos de assistência médica, garantias e transações financeiras. Uma pequena ontologia é descrita para cada uma, junto com algumas inferências importantes. As principais limitações do OWL são identificadas, juntamente com possíveis soluções alternativas.

O capítulo final oferece várias dicas e orientações práticas para enviar o leitor pelo caminho.

Fonte: Morgan Clay Pool Publishers

Desmistificando OWL para a empresa – Michael Uschold

Synthesis Lectures on Semantic Web: Theory and Technology

ISBN: 9781681731278 | PDF ISBN: 9781681731285

Hardcover ISBN: 9781681732831

Copyright © 2018 | 264 Pages | Publication Date: May, 2018Denunciar

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que sua empresa precisa de taxonomia? - Semantico - […] graphos de conhecimento, ontologias e taxonomias para os dados usados por eles vai estruturar e facilitar o trabalho dos…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas

É hora de falar sobre algo que assusta muitos profissionais de SEO e donos de sites: os aspectos técnicos para a otimização de sites. Quando falamos em SEO, a grande maioria das pessoas que tem...

ALBERT, uma versão lite do Google BERT

Google lança o ALBERT, uma versão Lite do Google BERT, uma ferramenta para o aprendizado auto-supervisionado de representações de idiomas. Em um post no Blog de Inteligência Artificial do Google, os...

Entre em Contato

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS
+55 51 99541-6223
contato@semantico.com.br

Share This