A aprendizagem profunda, do inglês Deep Learning é um ramo de aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos que tentam modelar abstrações de alto nível de dados usando um grafo profundo com várias camadas de processamento, compostas de várias transformações lineares e não lineares.
Aprendizado profundo é então, um tipo de aprendizado de máquina no qual os computadores formam grandes redes neurais artificiais, semelhantes às encontradas no cérebro humano.
Como funciona a Aprendizagem profunda ou Deep Learning?
Com a deep learning, grandes redes neurais artificiais são alimentadas por algoritmos de aprendizado e quantidades crescentes de dados, melhorando continuamente sua capacidade de “pensar” e “aprender”, conforme processam mais e mais dados. “Profundo” por conta das muitas camadas que a rede neural acumula com o tempo, e o desempenho melhora quanto mais profunda a rede for. Hoje, grande parte do aprendizado profundo acontece sob a supervisão humana, mas o objetivo é criar redes neurais que consigam treinar a si mesmas e “aprender” de modo independente.
Por que aprendizado profundo?
As redes neurais existem desde os anos 50, mas apenas recentemente o poder computacional e as capacidades de armazenamento de dados avançaram até o ponto em que o aprendizado profundo pudesse ser usado para criar novas e empolgantes tecnologias.
Enquanto a maioria das empresas ainda precisam incorporar o aprendizado profundo em seus processos de negócios ou produtos, esse tipo de aprendizado de máquina está por trás das tecnologias “inteligentes” emergentes, de softwares de reconhecimento de voz e imagem a carros autônomos. Em breve, os avanços em aprendizado profundo e robótica podem levar a tecnologias inteligentes de imagens médicas capazes de fazer diagnósticos confiáveis, drones autônomos, máquinas e infraestruturas de todos os tipos que fazem sua própria manutenção.
Deep Learning no SEO
O uso de tecnologias inteligentes, principalmente no AEO, já é uma realidade, principalmente nas tecnologias presentes nas buscas do Google e da Amazon.