Campo semântico

Campo semântico é um conjunto de palavras unidas pelo sentido. Ele trabalha com os sentidos que uma única palavra apresenta quando inserida em contextos diversos.

Ele é, portanto, o conjunto dos diversos sentidos que uma única palavra pode apresentar. Veja o exemplo do campo semântico de desencarnar: falecer, apagar, bater as botas, passar para o plano superior, morrer, etc

Campo Semântico para a linguística

Ao lado dos adjetivos semântico, lexical ou nocional, a palavra campo tem sido usada para dar contornos mais precisos à ideia (de Saussure, o fundador da linguística moderna) de que, ao explicar qualquer signo linguístico, os falantes da língua enveredam por vários tipos de associações. Saussure ilustrou essa ideia mediante uma representação em que, do signo ensinamento, partem várias linhas em que se situam outros signos, evocados porque “o som é parecido”, porque “o radical das palavras é o mesmo”, “porque as noções evocadas são parecidas”- ou por critérios diferentes.

Quando se fala em campo semântico, pensa-se numa dessas linhas, aquela em que se representam conceitos próximos e fortemente relacionados, como ensinamento, aprendizado e educação.

Entende-se que esses conceitos repartem entre si uma área de conhecimento mais ampla (às vezes chamada de campo nocional), justapondo-se uns aos outros como numa espécie de mosaico. Por campo lexical entende-se, ao contrário, uma lista de palavras que, juntas, dão conta de um certo tipo de experiência ou atividade. Por exemplo, os nomes dos instrumentos musicais, os graus da hierarquia militar e a lista de compras da dona de casa são campos lexicais.

Sair da versão mobile