Documentos

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

É o caso, por exemplo, do Direito, em que um documento é definido como qualquer escrito, instrumento ou papel, público ou privado, que possua relevância jurídica e possa servir como prova. Os órgão típicos de documentação são os museus, os arquivos e as bibliotecas, cada um com as suas características peculiares.

Documentos na Web

Os documentos dentro de um site podem ser estáticos, gerados por uma pessoa responsável pelo conteúdo (no caso de uma matéria de jornal ou um post em um blog), ou dinâmicos, gerados automaticamente por programas de computador (como as páginas de respostas de consultas em máquinas de busca).

A alteração do conteúdo de uma página implica na alteração do código HTML da mesma, através de ferramentas específicas. A alteração de um site pode ocorrer através da alteração do conteúdo de suas páginas ou da alteração do conjunto de páginas que o compõe.

O termo “documento” é utilizado na literatura para se referir tanto a páginas quanto a sites, o que pode causar confusão. Neste trabalho, portanto, será utilizado apenas quando sua definição estiver evidente pelo contexto. O termo “material” é utilizado sempre para se referir ao conjunto de páginas e sites.

Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13890/13890_3.PDF

Sair da versão mobile