Linked Data

O conceito de linked data (dados ligados entre si) é um conjunto de praticas introduzidas por Tim Berners-Lee em suas notas de Arquitetura webLinked Data“, com função de publicar e estruturar dados na Web.

Estas práticas vêm sido cada vez mais adotadas levando à criação do que conhecemos como Web de dados (Web of Data, em inglês).

No contexto de Web Semântica, a função não é somente lançar os dados, é fazer com que a pessoa e a máquina possam explorar a Web de Dados.

A Solução para as Fake News

Para obter e criar dados vinculados, as tecnologias devem estar disponíveis para um formato comum (RDF), para fazer a conversão ou o acesso em tempo real aos bancos de dados existentes (relacional, XML, HTML, etc).

Também é importante ser capaz de configurar endpoints de consulta para acessar esses dados de forma mais conveniente. O W3C fornece uma paleta de tecnologias (RDF, GRDDL, POWDER, RDFa, o próximo R2RML, RIF, SPARQL) para obter acesso aos dados.

Linked Data e Web Semântica

A Web Semântica é uma Web de Dados – de datas e títulos e números de peças e propriedades químicas e quaisquer outros dados que alguém possa conceber.

A coleção de tecnologias da Web Semântica (RDF, OWL, SKOS, SPARQL, etc.) fornece um ambiente onde o aplicativo pode consultar esses dados, fazer inferências usando vocabulários, etc.

Para que são usados os dados vinculados?

Os dados vinculados estão no cerne da Web Semântica: integração em grande escala de, e raciocínio sobre, dados na web.

Quase todos os aplicativos listados, digamos, na coleção de Estudos de Caso da Web Semântica e Casos de Uso são essencialmente baseados na acessibilidade e integração de Dados Vinculados em vários níveis de complexidade.

Linked Data por Tim Berners-Lee

Há 20 anos, Tim Berners-Lee inventou a Word Wide Web. Em seu próximo projeto, ele está construindo uma rede que vai vincular os dados, que fará aos números o mesmo que a Web fez com as palavras, imagens e videos: Libere seus dados e reestruture a forma de utilizá-los.

Sair da versão mobile