Processamento de língua natural é uma subárea da ciência da computação, inteligência artificial e da linguística que estuda os problemas da geração e compreensão automática de línguas humanas naturais.
A NLP ou PLN em português, executa três tarefas principais na sua relação com o trabalho de criação de conteúdo e SEO:
- reconhecer texto;
- compreender texto;
- gerar texto.
A forma como o aprendizado de máquina é usado para resolver essas tarefas é que gera bons resultados.
Reconhecimento de texto NLP
Os computadores ainda não conseguem trabalhar com textos puros, eles precisam se relacionar com números.
Isso portanto, significa que qualquer solução de PNL vai precisar converter o texto que criamos em números para que os computadores possam entendê-los. Para isso é usado o aprendizado de máquina.
Compreensão de texto NLP
Depois da conversão do texto na linguagem que as máquinas entendem, ou seja, números, os algoritmos vão ser capazes de realizar as análises estatísticas necessárias para descobrir as palavras, termos ou tópicos, que em determinado texto, aparecem mais frequentemente.
Geração de texto NLP
Após as etapas de reconhecimento e compreensão, a máquina de PNL pode usar o que descobriu para fazer perguntas ou até fazer sugestões a um ser humano que vai usá-las para escrever ou melhorar o que já foi escrito.
As máquinas mais avançadas hoje já começam a montar alguns resumos de conteúdo, dando um ponto de partida mais consistente para os redatores humanos.
Com a ajuda da PNL e da inteligência artificial (IA), os redatores logo serão capazes de gerar conteúdo em menos tempo, pois precisarão apenas reunir palavras-chave e ideias centrais, e deixar a máquina cuidar do resto, mas ainda vai levar muito tempo para que essas máquinas escrevam sozinhas algo que seja do mesmo nível que um ser humano é capaz de fazer.