Representação

Na política, representação descreve como alguns indivíduos atuam por outros, ou por um grupo, por determinado perído de tempo. Representação normalmente se refere a democracias representativas, em que os oficiais eleitos nominalmente falam por seus constituintes na legislatura.

Geralmente, apenas apenas a cidadãos é garantida a representação no governo na forma de direito a voto. Contudo, algumas democracias aumentaram esse direito ainda mais.

Em muitos textos de história e ciências sociais, o termo representação parece situar-se no centro de uma constelação de noções ou conceitos muito variados como imaginário(s), ideologia(s), mito(s), e mitologia(s), utopia(s) e memória(s). Acrescenta-se que a expansão recente de uma história cultural popularizou entre os historiadores o termo ‘representações’, muito embora esta promoção da noção de ‘representação’ a uma posição chave na historiografia não se tenha feito acompanhar de uma reflexão mais profunda sobre suas muitas significações. Trataremos de explorar um pouco mais este conceito, relacionando o com as artes plásticas e com os estudos de Ernst H. Gombrich, que certamente contribuem para o debate.

Representação – a palavra, a idéia, a coisa. Sandra Makowiecky

Os tipos de representação

Nos domínios da Ciências e tecnologia existem cinco tipos de representação:

Teoria de representação, Representação (ciência da computação), Representação de conhecimento, Representação mental, Representações sociais.

Vamos então, descrever cada tipo individualmente.

Teoria de representação

Teoria de representação é um campo da matemática que estuda estruturas algébricas abstratas pela representação de seus elementos como transformações lineares de espaços vetoriais.

Representação (ciência da computação)

Ação de representar dada informação obtida através de uma abstração.

A representação está ligada a um bom-senso comum ao analista de sistemas responsável em mostrar fatos tangíveis, que referem-se ao sistema em questão, portanto tendo um escopo mais ou menos delineado. A partir deste conceito, podemos formar um conjunto de modelos, que são os modelos de domínio da aplicação.

Representação de conhecimento

Representação do Conhecimento é uma subárea de pesquisa em inteligência artificial.

A pesquisa na área de representação do conhecimento tenta responder diversas perguntas como:

  • Como representamos nosso conhecimento?
  • As pessoas representam conhecimento todas da mesma maneira?
  • Existe alguma forma de representar qualquer coisa?
  • Como programas inteligentes devem representar conhecimento?

Em tese, uma representação geral como a lógica de primeira ordem seria suficientemente expressiva para representar qualquer tipo de conhecimento.

No entanto, problemas de eficiência, facilidade de uso e a necessidade de expressar conhecimento incerto e incompleto levaram ao desenvolvimento de diversos tipos de formalismos de representação de conhecimento, como lógica, sistemas de frames e redes semânticas.

Representação mental

Uma representação mental (ou representação cognitiva; ou representação psíquica), na filosofia da mente, psicologia cognitiva, neurociência e ciência cognitiva, é um símbolo cognitivo interno hipotético que representa a realidade externa, ou então um processo mental que faz uso de um símbolo; “um sistema formal para fazer explícitas determinadas entidades ou tipos de informação, juntamente com uma especificação de como o sistema faz isso.”

Apesar do uso difundido em diferentes modelos que têm como unidade básica o indivíduo, existem limitações epistêmicas concernindo seu uso.

Representações sociais

Representações Sociais são o conjunto de conhecimentos, opiniões e imagens que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.

Sair da versão mobile