Web semântica

A Web semântica é uma extensão da Web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador.

Web Semântica é uma Web de Dados. Ela é o futuro da Web, um projeto em andamento que depende do trabalho de todos nós que acreditamos no poder da Web mais do que uma ferramenta, mas como uma plataforma que pode libertar o conhecimento humano como nunca existiu.

A história da Web Semântica se confunde com a história da própria Web. Os fundadores da “rede mundial de computadores” são praticamente os mesmos que definiram e responderam a pergunta:

O que é Web Semântica?

Foi quando Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram, em 2001, um artigo na revista Scientific American, chamado de The Semantic Web – A new form of Web content that is meaningful to computers will unleash a revolution of new possibilities, em português “Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades”¹ que nasceu a ideia da Web Semântica.

Sair da versão mobile