Mapa do site

Sitemap (do inglês, em português: mapa do site) é um termo usado na internet e intranet e tem dois significados: Como representação da estrutura de um site ou como informação de metadados de um site.

Sitemap como representação da estrutura de um site

Sitemap é uma representação hierárquica da estrutura de um site, composta por páginas web.

Mapa do site como informações metadados de um site para motores de busca

Sitemap também é um arquivo tipo XML com metadados (última atualização, freqüência da alterações, relevância em relação a outros URLs, etc.) de um site que são relevantes para motores de busca, optimizando os resultados de um busca.

Como foi criado o Mapa do Site

Em 16 de novembro de 2006 GoogleYahoo! e Microsoft formaram uma aliança para estabelecer um padrão comum de um sitemap que facilita a indexação de sites independente do motor de busca envolvido.[1] O objetivo é uma abertura para que os webmasters indiquem aos mecanismos de busca quais são as suas páginas mais relevantes, listando-as em um arquivo XML, onde pode-se fazer uma consulta e assim facilitar o processo de WebCrawling.

Formatos de sitemap

O Google é compatível com vários formatos de sitemap:

O Google espera o protocolo de sitemaps padrão em todos os formatos. No momento, o Google não usa o atributo <priority> em sitemaps.

Em todos os formatos, o limite de tamanho para cada sitemap é de 50 MB (não compactado) e 50.000 URLs. Se o arquivo for maior ou você tiver mais URLs, será necessário dividir a lista em vários sitemaps. Como opção, crie um arquivo de índice de sitemaps (um arquivo que aponta para uma lista de sitemaps) e envie esse arquivo único ao Google. É possível enviar vários sitemaps e/ou arquivos de índice de sitemaps para o Google.