A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog.

A solução para as notícias falsas (fake news) está bem mais próxima do que você imagina

Fake News, Fake News!! Você só lê, ouve e discute isso hoje em dia, estou correto? (bom, estou exagerando mas não é nenhuma mentira).

Desde o escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica esse assunto se tornou popular.

Se você não sabe do que estou falando, olha esse resumo:

Resumindo: a empresa britânica Cambridge Analytica usou testes de personalidade e curtidas no Facebook para coletar dados, muitos dados. Essas informações revelaram o perfil psicológico completo de 50 milhões de pessoas que estão na rede social, que passaram a receber propaganda eleitoral altamente personalizada. Isso ocorreu durante, por exemplo, a campanha presidencial dos EUA em 2016, que elegeu Donald Trump, e do Brexit, o plebiscito do ano passado que levou o Reino Unido a deixar a União Europeia. Fonte: Tecnologia UOL

Mas e se eu te disser que a solução para um problema da Internet está na própria internet? Mas antes:

O que é fake news?

Notícias falsas ou fake news é uma estratégia de distribuição de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio e principalmente online.

Fake news: o que significa?

“As notícias falsas são escritas e publicadas com a intenção de enganar, a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.” – segundo a Wikipedia.

O nome dessa solução é Linked Data!

Mas o que é LInked Data?

O conceito de linked data (dados ligados entre si) é um conjunto de práticas introduzidas por Tim Berners-Lee em suas notas sobre a arquitetura webLinked Data“, com função de publicar e estruturar dados na Web.

Como eu cheguei a essa conclusão?

No curso Content Writing in the Semantic Web da professora Teodora Petkova, entrei em contato com os princípios dos dados e o Triângulo Retórico. Onde Petkova faz uma relação entre entre Ethos como Credibilidade, Logos como Confiança e Pathos como Relevância e o que ela chama de Os 4 Vs dos Dados, que são:

  1. Velocidade
  2. Variedade
  3. Veracidade
  4. Volume

Eu recomendo o curso se você quiser saber tudo sobre o assunto, mas o que me interessa agora é o terceiro V, o de Veracidade.

Como conectar dados na Web nos afasta das Fake News?

solucao fake news
Existe solução para a Fake News?

Bem simples: tudo o que nós colocamos na internet se transforma em dados, é data. Mas o problema é que somente nós humanos temos a facilidade de compreensão do sentido do que está escrito. E mesmo assim temos problemas de identificação de uma mentira, do sarcasmo e etc, mas isso é outro assunto.

O que importa é: se temos fontes confiáveis de verificação de fatos por que elas não são usadas por máquinas, para por exemplo, saber que determinada notícia é falsa?

Isso é devido ao fato desses dados estarem separados uns dos outros e esses computadores não conseguem entender o significado de cada parte sem que nós humanos, façamos a “tradução” para uma língua que eles entendam.

E é aí que entra a Marcação Semântica, os dados conectados, RDFa e tudo isso que faz parte do trabalho da Otimização Semântica. Se você quiser entender mais sobre isso leia o trabalho do Google: “How Google is using Linked Data Today and Vision For Tomorrow“.

O que é Web Semântica?

Mas voltando ao assunto, para combater o que é falso precisamos de Velocidade na verificação dos dados, de Variedade de fontes, da Vericidade das informações que vamos usar e de volume de dados. (olha ai os 4 Vs).

Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data:

A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web. Trata-se de fazer links, para que uma pessoa ou uma máquina possa explorar a rede de dados. Com os dados vinculados, quando você tem alguns deles, é possível encontrar outros dados relacionados.

E com isso por um fim na proliferação de mentiras na Web.

Os Robôs, Ciborgues e as eleições no Brasil

Uma longa e detalhada  reportagem da BBC revelou recentemente que os bots são determinantes na política brasileira desde 2014. Os sistemas automatizados estariam gerando uma democracia ciborgue, com o objetivo de criar uma cortina de fumaça nos debates através do Twitter, Facebook e WhatsApp.

No  Braincast 266,  Carlos Merigo,  Alexandre Maron,  André Pontes do  NBW e  Marco Konopacki, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, criador do  PegaBot, debatem a capacidade da propaganda política computacional de alterar a nossa percepção da realidade, se aproveitando do efeito manada para manipular a opinião pública e inflar números.

Para você que ouviu (sim, eu sei, você ai só passou reto), seguem duas das agências de checagem de notícias que fora citadas na conversa:

Home

https://apublica.org/checagem/

Update Abril de 2018:

No dia 24 de Abril de 2018 em Lyon, França aconteceu a The Web Conf e uma delas faz ressonância com o que trato aqui:

Epistemology in the Cloud

em notícias falsas e soberania digital

Nesta palestra Henry Story, apresentou os pontos principais do seu paper chamado Epistemologia na nuvem (que pode ser baixado em epub), onde ele define filosoficamente o que é conhecimento e suas conexões com a lógica.

Você não precisa de nenhum conhecimento em lógica para ler este material.

Nele vamos encontrar um quadro bem claro do funcionamento dessa lógica com aplicações nas mais simples questões cotidianas com as quais somos confrontados no dia-a-dia, antes de transformá-las em questões para as Fake News.

Em seguida, Henry usa essa análise para desenhar requisitos para a criação de uma espécie de máquina epistemológica e, mostra a dimensão política dela, acabando por sugeri uma resposta tecno/social para integrar as instituições do conhecimento na web, de modo a reduzir muitas dos nossos problemas com as falsas notícias.

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Especialista SEO, consultor internacional SEO e autor do livro SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico. Sou um defensor da Web Semântica e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

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