Blog Semântico
Acervo na Web e na sua Biblioteca
Colecionar, coletar, organizar e armazenar. Não seria muito arriscado afirmar que desde que nos entendemos por humanidade organizamos as coisas que nos são queridas. Coleções de discos, acervos de livros, coletâneas de músicas. O ser humano é um ser que guarda e organiza. E a Web foi criada e no sexto dia já tinha uma lista de cinco páginas mais incríveis para visitar. Mas como essa seleção e aquisição de acervo funciona na web? Não estou falando dos aspectos técnicos, esse texto não é sobre isso, mas vou trazer para você a visão da biblioteconomia e com ela pode nos ajudar a criar boas coleções de documentos online. Não vou focar nos pormenores da prática, mas usar algumas ideias como...
Diferença entre dados, informação e conhecimento
Existe um conceito muito difundido no mundo corporativo contemporâneo que é o da Gestão do Conhecimento. Conceitualmente este termo é cercado de problemas, mas tratar deste assunto não é o objetivo deste texto. Apesar da minha total discordância sobre a coerência teórica do termo, uma coisa é certa: o conhecimento é provavelmente o maior combustível do nosso mundo contemporâneo. Já o é hoje e aparentemente será ainda mais no futuro. Mas antes, o Projeto Conectando Esse texto é o início de uma série de conteúdos que eu dei o nome de Projeto Conectando. Este projeto foi sendo desenvolvido meio sem querer, para ser bem sincero. Alguns anos atrás, quando descobri a Biblioteconomia, eu...
Mais posts
Semântica Aplicada no SEO
Na primeira live da série, Alexander Rodrigues nos apresentará um case que utilizou o WordLift (https://wordlift.io/), ferramenta de SEO Semântico que utiliza Processamento de Linguagem Natural, para melhorar o envolvimento do público e aumentar o tráfego orgânico de...
Medindo resultados de SEO semântico usando o Google Data Studio, Google Analytics e Google Search Console
Como o SEO tem um foco histórico em palavras-chave, quando você faz SEO semântico e gerando resultados, você precisa entender que haverá confusão e mal-entendidos no futuro. Mas e se pudéssemos rastrear, medir e demonstrar o efeito e o valor do SEO semântico? Problema...
Checklist de SEO para wordpress
Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.
A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo
Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!
Análise de Domínio no SEO
Em Ciência da Informação, a Análise de Domínio pode ser definida como o estudo de áreas específicas do conhecimento, também chamadas de "domínios", para compreender como a informação é produzida, organizada, disseminada e utilizada dentro dessas áreas. Essa análise...
Padrão de resultados em projetos de SEO Semântico
Um estudo de SEO com os primeiros padrões de resultados em projetos de SEO Semântico. Todos esses anos fazendo projetos usando o que chamamos de SEO Semântico, que para mim é SEO, mas com uma nova visão, atualizada e alinhada com os buscadores, eu encontrei um padrão...
Conversa sobre SEO Semântico
Neste vídeo, eu e o Felipe Bazon, conversamos sobre SEO semântico e compartilhei a minha experiência trabalhando com SEO, começando a conversa lá no início na internet até me tornar um especialista em SEO. Foi uma conversa muito interessante onde falamos como o SEO semântico envolve otimizar o conteúdo com base no sentido das palavras, levando em consideração o contexto e os diferentes significados.
Acervo na Web e na sua Biblioteca
Colecionar, coletar, organizar e armazenar. Não seria muito arriscado afirmar que desde que nos entendemos por humanidade organizamos as coisas que nos são queridas. Coleções de discos, acervos de livros, coletâneas de músicas. O ser humano é um ser que guarda e...
Diferença entre dados, informação e conhecimento
Existe um conceito muito difundido no mundo corporativo contemporâneo que é o da Gestão do Conhecimento. Conceitualmente este termo é cercado de problemas, mas tratar deste assunto não é o objetivo deste texto. Apesar da minha total discordância sobre a coerência...
Nova proposta de Gestão de Conteúdo na Web
Este artigo tem por objetivo propor uma nova metodologia de planejamento de conteúdos otimizados para buscas como alternativa ao modelo focado na intenção de buscas criado pelo Google. A ampla divulgação deste modelo do Google gerou no mercado de criação de conteúdo uma corrida cega, uma busca desenfreada por entender a intenção do usuário, sem se dar o trabalho de refletir sobre o que realmente significa isso.