SEO Semântico e a nova Web dos sentidos - Uma introdução

SEO Semântico e a nova Web dos sentidos – Uma introdução

Este artigo foi recuperado e atualizado de uma série de posts que fiz ano passado sobre o uso da Semântica, no SEO. Nele tento explicar, de forma simples, como a semântica aplicada a Web vai transformar os negócios de todos os tamanhos.

SEO Semântico e a nova Web dos sentidos

A Web e a Semântica são dois parceiros perfeitos para transformar a Internet como a conhecemos, mas existe um desafio a ser enfrentado.

Um problema semântico

A Web, em nossos dias, tem um problema sério. Ela está partida e precisa ser urgentemente recuperada.

De um lado nós humanos, utilizando todas as vantagens da Rede: lendo, ouvindo, criando, compartilhando.

Do outro lado as máquinas, trocando informações, trafegando dados, tentando entender o que criamos, compartilhamos, da melhor forma possível.

Dois idiomas.

Esses dois agentes da Web Moderna não falam a mesma língua.

É como se, do lado humano, só falássemos Português e as máquinas o Cantonês.

E para alcançarmos o poder máximo da Web é preciso falar a mesma língua.

É para resolver isso que foi pensada a Web Semântica.

Mas o que vem a ser isso?

Significados e Significantes

Antes de qualquer coisa precisamos voltar ao básico e definir os termos que estamos e vamos falar durante todo este artigo.

Semântica¹ (do grego σημαντικόςsēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado e incide sobre a relação entre significantes, tais como palavrasfrasessinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação.

Esses termos e significados não são estranhos a quem é ligado às áreas que estudam línguas. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem.

E adaptando e usando termos e conceitos deste ramo do conhecimento humano temos a semântica aplicada as linguagens de programação, da lógica formal, e da semiótica.

A semântica contrapõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso (por exemplo, as relações entre predicados e seus argumentos). Mal comparando, é como na web temos as ontologias, vocabulários e domínios (relacionados à semântica) e o código, os schemas e os modelos de dados, que estruturam “sintaticamente” as informações.

A Relação entre Semântica e a Web

A Web Semântica nada mais é do que uma web com toda sua informação organizada de forma que, não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente as máquinas podem “traduzir” toda os dados (textos, imagens, arquivos e as relações entre eles) para uma linguagem que elas entendam.

No dia que o mesmo conteúdo online poder ser lido tanto por seres humanos quanto por computadores, estaremos bem próximos da visão da web semântica sonhada por Tim Berners-Lee.

Neste dia poderemos usar o poder das máquinas em tarefas que hoje fazemos manualmente, coletando e processando informação de uma maneira nunca vista antes. Mas como surgiu essa “nova web”?

Na segunda parte deste artigo vamos falar sobre a história da Web Semântica, os seus personagens e como a sonho dessas pessoas vão construir a web do futuro.

SEO Semântico é o futuro

O SEO se tornou semântico quando começamos a trabalhar com essas técnicas, tecnologias e linguagens que permitem que criemos sentido em nossos conteúdos. Inovações como o BERT do Google, o uso de Knowledge Graphs em resultados de buscas nos apontam que não basta mais fazer o trabalho como fazíamos antes.

Relacionar as palavras que usamos, as conectando através de seu sentido normalizado é uma premissa tanto para quem cria conteúdos para Web como para nós, que otimizamos esses conteúdos. E o SEO já é Semântico hoje em dia!

¹ Semântica – Wikipédia, a enciclopédia livre.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A2ntica. Accessed 4 May. 2017.


Especialista SEO e defensor da Web Semântica. Publicitário e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.Me especializei em Otimização e trabalhei em diversos ramos de atividade. Hoje pesquiso o uso da semântica e dados conectados na otimização de sites.Estou fazendo a minha segunda graduação, em Biblioteconomia e Ciência da Informação, com o objetivo de ampliar os meus conhecimentos em Indexação, classificação e categorização da Informação, o que está perfeitamente alinhado com o trabalho de SEO.Como Consultor SEO sou um profissional que trabalha a longo prazo com elementos de seu site, como conteúdos relevantes, e através do Marketing de conteúdo, para melhorar o seu tráfego orgânico.

Publicar comentário

Blog Semântico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.