SEO Semântico e a nova Web dos sentidos - Uma introdução

SEO Semântico e a nova Web dos sentidos – Uma introdução

Este artigo foi recuperado e atualizado de uma série de posts que fiz ano passado sobre o uso da Semântica, no SEO. Nele tento explicar, de forma simples, como a semântica aplicada a Web vai transformar os negócios de todos os tamanhos.

SEO Semântico e a nova Web dos sentidos

A Web e a Semântica são dois parceiros perfeitos para transformar a Internet como a conhecemos, mas existe um desafio a ser enfrentado.

Um problema semântico

A Web, em nossos dias, tem um problema sério. Ela está partida e precisa ser urgentemente recuperada.

De um lado nós humanos, utilizando todas as vantagens da Rede: lendo, ouvindo, criando, compartilhando.

Do outro lado as máquinas, trocando informações, trafegando dados, tentando entender o que criamos, compartilhamos, da melhor forma possível.

Dois idiomas.

Esses dois agentes da Web Moderna não falam a mesma língua.

É como se, do lado humano, só falássemos Português e as máquinas o Cantonês.

E para alcançarmos o poder máximo da Web é preciso falar a mesma língua.

É para resolver isso que foi pensada a Web Semântica.

Mas o que vem a ser isso?

Significados e Significantes

Antes de qualquer coisa precisamos voltar ao básico e definir os termos que estamos e vamos falar durante todo este artigo.

Semântica¹ (do grego σημαντικόςsēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado e incide sobre a relação entre significantes, tais como palavrasfrasessinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação.

Esses termos e significados não são estranhos a quem é ligado às áreas que estudam línguas. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem.

E adaptando e usando termos e conceitos deste ramo do conhecimento humano temos a semântica aplicada as linguagens de programação, da lógica formal, e da semiótica.

A semântica contrapõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso (por exemplo, as relações entre predicados e seus argumentos). Mal comparando, é como na web temos as ontologias, vocabulários e domínios (relacionados à semântica) e o código, os schemas e os modelos de dados, que estruturam “sintaticamente” as informações.

A Relação entre Semântica e a Web

Web Semântica nada mais é do que uma web com toda sua informação organizada de forma que, não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente as máquinas podem “traduzir” toda os dados (textos, imagens, arquivos e as relações entre eles) para uma linguagem que elas entendam.

No dia que o mesmo conteúdo online poder ser lido tanto por seres humanos quanto por computadores, estaremos bem próximos da visão da web semântica sonhada por Tim Berners-Lee.

Neste dia poderemos usar o poder das máquinas em tarefas que hoje fazemos manualmente, coletando e processando informação de uma maneira nunca vista antes. Mas como surgiu essa “nova web”?

Na segunda parte deste artigo vamos falar sobre a história da Web Semântica, os seus personagens e como a sonho dessas pessoas vão construir a web do futuro.

SEO Semântico é o futuro

O SEO se tornou semântico quando começamos a trabalhar com essas técnicas, tecnologias e linguagens que permitem que criemos sentido em nossos conteúdos. Inovações como o BERT do Google, o uso de Knowledge Graphs em resultados de buscas nos apontam que não basta mais fazer o trabalho como fazíamos antes.

Relacionar as palavras que usamos, as conectando através de seu sentido normalizado é uma premissa tanto para quem cria conteúdos para Web como para nós, que otimizamos esses conteúdos. E o SEO já é Semântico hoje em dia!

¹ Semântica – Wikipédia, a enciclopédia livre.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A2ntica. Accessed 4 May. 2017.


Olá, eu sou o Alexander Rodrigues Silva, especialista SEO e autor do livro "SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico". Atuo há mais de duas décadas no universo digital, com foco em otimização de sites desde 2009. Minhas escolhas me levaram a aprofundar na intersecção entre experiência do usuário e estratégias de marketing de conteúdo, sempre com o foco no aumento do tráfego orgânico no longo prazo.Minhas pesquisas e especialização se concentram no SEO Semântico, onde investigo e aplico a semântica e os dados conectados na otimização de websites. É um campo fascinante que me permite unir minha formação em publicidade com a biblioteconomia.Nesta minha segunda graduação, em Biblioteconomia e Ciência da Informação, busco expandir meus conhecimentos em Indexação, Classificação e Categorização da Informação, por ver uma conexão intrínseca e de grande aplicação desses conceitos ao trabalho de SEO. Tenho pesquisado e conectado ferramentas da Biblioteconomia (como Análise de Domínio, Vocabulário Controlado, Taxonomias e Ontologias) com as novas ferramentas da Inteligência Artificial (AI) e os Modelos de linguagem de grande escala (LLMs), explorando desde Grafos de Conhecimento até o papel dos Agentes autônomos.No meu papel de consultor em SEO, busco trazer uma nova perspectiva para a otimização, integrando a visão de longo prazo, a engenharia de conteúdo e as possibilidades que a inteligência artificial oferece. Para mim, o trabalho de SEO é uma estratégia que precisa estar alinhada com os objetivos do seu negócio, mas que exige um conhecimento profundo sobre o funcionamento dos motores de busca e uma capacidade de entender os resultados da pesquisa.

Publicar comentário

Blog Semântico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.