Domínio Semântico

O Domínio Semântico é uma “área específica de ênfase cultural” – Harriet Ottenheimer (2006), escritora de Antropologia Linguística

Um domínio semântico é um lugar específico que compartilha um conjunto de significados, ou uma linguagem que mantém seu significado, dentro de um determinado contexto do lugar.

O Domínio Semântico segundo a lexicografia

Para lexicografia, um domínio semântico ou campo semântico é definido como “uma área de significado e as palavras usadas para falar sobre ela … Por exemplo, o inglês tem um domínio ‘Rain’, que inclui palavras como chuva, garoa, aguaceiro, gota de chuva, poça.”.

Os domínios semânticos são o conceito fundamental para os estágios iniciais de projetos de construção de dicionários vernáculos. Ele usa técnicas como o Processo de Desenvolvimento de Dicionário (DDP) da SIL International, RapidWords ou software como WeSay ou FLEx.

Essas técnicas contam com listas extensas de domínios semânticos que são relevantes para as línguas vernáculas.

O Domínio Semântico para as Ciências Sociais

Nas ciências sociais, o conceito de domínios semânticos originou-se das ideias da antropologia cognitiva.

A busca era originalmente para ver como as palavras que grupos de humanos usam para descrever certas coisas são relativas às percepções e significados subjacentes que esses grupos compartilham (Ottenheimer, 2006, p. 18).

A etnossemântica tornou-se o campo que se concentrou em torno do estudo desses domínios semânticos e, mais especificamente, o estudo de como a categorização e o contexto de palavras e grupos de palavras refletiam as maneiras como diferentes culturas categorizam palavras em discurso e atribuem significado à sua língua.

O Domínio Semântico no SEO

A definição do domínio semântico em um projeto de otimização de um site para mecanismos de buscas é fundamental na etapa de criação da taxonomia do seu site. Buscadores contemporâneos usam algoritmos que procuram entender o que sua empresa oferece ao seu público. Definir um domínio para o seu site o inclui no grupo de negócios que tratam daquele assunto, o que facilita o entendimento do seu conteúdo, e facilita a categorização e nomeação de páginas, categorias, produtos e serviços.