O Redirecionamento é quando uma URL é retirada de um local para outro, e pode ser usado dois tipos: o permanente (301) e o temporário, ou 302. Isso é necessário, geralmente, quando temos uma página nova que vai substituir uma antiga e precisamos sinalizar aos buscadores qual é a url a ser considerada agora.
Em um site, ele é uma técnica que pode usada para direcionar os visitantes para uma página diferente da página solicitada, geralmente porque a página solicitada não está disponível, o que é chamado de resultado 404.
Frequentemente, os usuários da web encontram um redirecionamento ao visitar o site de uma empresa cujo nome foi alterado ou adquirido por outra empresa.
O que é um redirecionar?
Também conhecido como redirecionamento de URL ou encaminhamento de chamadas, é uma técnica da World Wide Web para fazer com que um site tenha uma nova estrutura de URLs sem que nenhuma esteja com o status de inacessível.;
Quando o navegador da web tenta acessar o URL redirecionado, ele abre uma página com um URL diferente. O redirecionamento de domínio também ocorre quando todas as páginas em um domínio de URL são redirecionadas para outro domínio, por exemplo, quando wikipedia.com e wikipedia.net são redirecionados automaticamente para wikipedia.org.
Qual é o propósito do redirecionamento?
O objetivo geral é levar tráfego de uma página para outra. Isso acontece por vários motivos.
O redirect de URL é feito por vários motivos:
- para encurtar o URL;
- para evitar links quebrados ao mover páginas da web;
- para permitir que nomes de domínio com vários nomes que contêm o mesmo proprietário apontem para um único site;
- para navegação direta dentro e fora de um site;
- para proteger a privacidade; e
- para fins hostis, como ataques de phishing ou propagação de malware.
O redirect é uma estratégia muito usada no SEO para ajudar aos mecanismos de pesquisas que um endereço ou página agora tem um novo caminho.
Como funciona a transferência?
Através do HTTP, o redirecionamento é disparado por um servidor que envia uma resposta de redirecionamento especial a uma solicitação. As respostas têm códigos de status que começam com 3 e um cabeçalho de local que contém o URL para o qual será redirecionado.
Quando os navegadores recebem um redirecionamento, eles carregam imediatamente o novo URL especificado no cabeçalho Location. Todos os provedores de hospedagem tem ferramentas para auxiliar neste trabalho.