Campo Semântico e o SEO

O que é Campo semântico?

O campo semântico é um conhecimento relacionado ao estudo da língua e está por ele definido como o o conjunto dos variados sentidos que uma única palavra pode assumir.

O campo semântico trabalha com os sentidos que uma única palavra apresenta quando inserida em contextos diversos. Está é uma relação importante: entre palavras e seu contexto. É ele é que cria o conjunto dos diversos sentidos que uma única palavra pode apresentar, se aproximando da Semântica.

Nesta terceira parte da trilha de SEO Semântico falo sobre um conceito importado das Ciências da Informação para o SEO, o Campo Semântico.

O campo semântico para projetos digitais

Todo projeto digital, como por exemplo um site, lida com um problema: a informação.

Antes de definir o design e outros elemento gráficos ou visuais, é preciso lidar com questões relacionados a informação e precede à informação a intenção do projeto: o que ele precisa dizer / vender / comunicar.

E para executar esta tarefa com eficiência e eficácia é preciso criar conteúdos que sejam precisos quanto ao sentido dado a informação. E para isso é preciso definir uma coisa: o domínio semântico no qual seu projeto se insere.

O Domínio Semântico no SEO: A definição do domínio semântico em um projeto de otimização de um site para mecanismos de buscas é fundamental na etapa de criação da taxonomia do seu site. Buscadores contemporâneos usam algoritmos que procuram entender o que sua empresa oferece ao seu público. Definir um domínio para o seu site o inclui no grupo de negócios que tratam daquele assunto, o que facilita o entendimento do seu conteúdo, e facilita a categorização e nomeação de páginas, categorias, produtos e serviços.

Dicionário de Seo: dominio

Qual sua importância para o SEO do campo semântico?

A definição de um campo semântico para o projeto de SEO é importante para algumas coisas, como por exemplo:

No trabalho com SEO, desde o fim dos anos 90, procuramos trabalhar com o sentido do que está sendo escrito. Mesmo em tempos de palavras-chave, era importante para que o visitante continuasse em nosso site, ter coerência

Curiosidade: A primeira vez que o termo SEO foi usado foi no livro Net Results em 1997.

Primeiro vamos definir o que é Campo semântico

Ele pode ser definido como um conjunto de palavras unidas pelo sentido.

O campo semântico é, pois, toda a área de significação de uma palavra ou de um grupo de palavras.

Por exemplo, o campo semântico de mãe, pode incluir:

  • mãe-de-família,
  • mãe-de-santo,
  • mãe solteira,
  • terra-mãe,
  • mãe-de-água,…

Se quisermos descrever o campo semântico da palavra luva, por exemplo, incluiremos nele todas as possibilidades semânticas como: luvaria, luveiro, assentar como uma luva, atirar a luva, de luva branca, deitar a luva, macio como uma luva.

Um campo semântico para o seu site

Os projetos mais complexos, com maior volume de conteúdo ou com temas mais abrangentes, precisam de um nível mais alto de definição e documentação. Executar pesquisas e criar conteúdos como taxonomias ou ontologias se torna um imperativo.

E é nesse projeto que defino o campo semântico e o domínio que que usarei para o projeto.

Dar conta das relações linguísticas entre os termos considerados é o primeiro passo para criar um projeto que permanece com qualidade no tempo. Essa parte do trabalho por ser compartilhada, em projetos maiores, entre os UX Writers ou UX Designers e com o time de conteúdo.

O importante é que ele seja feito com base em pesquisas e dados, que seja feita com técnica correta, que alia estudos semânticos, taxonômicos e técnicas de redação digital.


Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Consultor SEO e defensor da Web Semântica. Publicitário e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

SEO Semântico – A série

Exit mobile version