Como definir coisas?


Esse é mais um post que foi baseado em alguns vídeos que eu gravei um tempo atrás nos quais compartilhei no Youtube e no Linkedin algumas perguntas que eu faço a mim mesmo. No texto de hoje eu me pergunto, e compartilho contigo, o seguinte questionamento:

Como é o processo de definir as coisas que nos cercam?

Eu estava ouvindo um podcast e o entrevistador pergunta para a pessoa que estava sendo entrevistada como ela define a profissão dela. Eu então me fiz a mesma pergunta: Como defino um SEO? Como explicar isso para a minha mãe?

A minha profissão tem o problema de ter a mesma palavra para definir o que é o campo que nós atuamos (Search Engine Optimization) e o profissional que atua nesse campo, o SEO (analista, especialista, etc).

E ai comecei a pensar em formas diferentes de como profissionais diferentes definem o SEO.

Para mim SEO não é um conjunto de técnicas mas uma visão estratégica que precisa estar alinhada aos objetivos do negócio onde eu atuo, seja em qual papel for. Algumas pessoas não concordam comigo, o que é completamente natural, e por conta disso elas definem a mesma atividade de uma maneira completamente diversa da minha.

As pessoas que definem o SEO da mesma maneira que eu, que enxergam o papel da Semântica no nosso trabalho, chamam o SEO de Semântico. O Google nos empurrou nesse caminho e o modo como definimos nossa atividade profissional mudou com esse movimento.

Se você quer assistir o vídeo abaixo, eu falo mais sobre como essa definição diferente muda a forma como hoje eu (e muitos outros profssionais) atuam de forma diferente do mercado tradicional de SEO, mas nesse texto quero ir além.

O problema da definição dos conceitos na recuperação da informação.

Quando falamos de entidades, os blocos fundamentais do que chamamos de grafo de conhecimento, gerado através da criação de taxonomias e ontologias, estamos falando de um problema a ser constantemente enfrentado: a ambiguidade.

Como saber qual a entidade a que nos referimos quando eu cito, por exemplo, a palavra Jaguar?

  • Jaguar pode ser uma marca de automóveis.
  • Jaguar pode ser um time de futebol.
  • Jaguar pode ser uma animal

De qual jaguar você está falando? Através do contexto, nós usamos fazemos naturalmente e quase instantaneamente, a desambiguação. Esse palavrão também tem vários significados, dependendo da área do conhecimento que trata dele, por exemplo, desambiguação para a linguística está ligado ao “processo de explicação à mensagem que possui mais de um sentido. Um termo ambíguo é, então, aquele que traz uma mensagem ou instrução confusa e que pode ser interpretado de mais de uma maneira.”

Na Wikipedia vemos que:

A desambiguação é utilizada tanto na escrita quanto na fala, na língua de sinais, e até em sistemas informatizados — quando dois objetos (ou ações, ou adjetivos, incluindo termos concretos e abstratos) possuem o mesmo nome.

Desambiguação in Wikipedia

Se você acessa a Wikipédia já viu as páginas de desambiguação. Elas referem-se a um mesmo termo que pode gerar mais que uma interpretação possível (conceitos distintos) a depender dos contextos, e são criadas para organizar os links e as informações para as páginas com o sentido exato de cada um deles.

Definir e ajudar a recuperar a informação

A correta definição dos conceitos e entidades que você usa no seu conteúdo é uma da melhores formas de ter certeza que os algoritmos realmente entenderam o que você está escrevendo.

Para isso vou lhe deixar uma dica de ferramenta Semântica:

https://lnkd.in/dpifwEFm

Experimente colocar uma url de qualquer blog nessa ferramenta, e siga o padrão da imagem em anexo. Clique em Submit e entenda como o Google vê o seu conteúdo publicado.

entities swiss knife

Se você mudar para text e Google NLP: vai ver como o Google entende o texto que acabou de escrever.

Essa ferramenta lhe ajudar a entrar na cabeça do algoritmo do Google e entender o que ele entendeu do que você definiu no seu texto. Portanto, seja cuidadoso com a maneira que você define as coisas.


Este post foi inspirado em uma série de vídeos rápidos que eu gravei em uma tentavia de compartilhar algumas perguntas que me vieram à cabeça durante os meus estudos em SEO, Web semântica, ontologias e taxonomias, que hoje estão relacionados ao meu trabalho e a metodologia que eu criei, chamada Fluxo de Trabalho Semântico e alguns pensamentos para o futuro do SEO.

O Perguntas Semânticas é uma série de vídeos com perguntas que eu faço a mim mesmo e compartilho com vocês.

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Especialista SEO, consultor internacional SEO e autor do livro SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico. Sou um defensor da Web Semântica e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

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