SKOS

O SKOS ou Simple Knowledge Organization System, é uma recomendação do W3C projetada para representação de tesauros, esquemas de classificação, taxonomias, sistemas de controle de autoridade ou qualquer outro tipo de vocabulário controlado estruturado.

Recomendação W3C projetada para representação de tesauros, esquemas de classificação, taxonomias, sistemas de cabeçalho de assunto ou outros vocabulários controlados estruturados.

SKOS é uma área de trabalho que desenvolve especificações e padrões para apoiar o uso de sistemas de organização do conhecimento (KOS), tais como tesauros, esquemas de classificação, sistemas de cabeçalho de assunto e taxonomias no âmbito da Web Semântica.

SKOS e RDF

O SKOS fornece uma maneira padrão de representar os sistemas de organização do conhecimento usando o Resource Description Framework (RDF). A codificação dessas informações em RDF permite que sejam transmitidas entre aplicativos de computador de maneira interoperável.

O uso de RDF também permite que sistemas de organização do conhecimento sejam usados em aplicativos de metadados descentralizados e distribuídos. Os metadados descentralizados estão se tornando um cenário típico, em que os provedores de serviços desejam agregar valor aos metadados coletados de várias fontes.