O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Agrupei uma série de perguntas que já me fizeram e que vejo repetidamente sendo feitas e resolvir responder segundo o meu ponto de vista e do SEO.

Vou escrever 4 posts, listados abaixo, que serão todos feitos com base nessas perguntas, agrupadas por temas. O que hoje vai responder a pergunta que mais me fazem: “O que é e como funciona o SEO?

Os próximos posts serão:

O que é um SEO para uma empresa?

Como funciona e quais as vantagens de possuir um SEO?

Nos meus 10 anos de trabalho com SEO já estive em muitas empresas. Algumas empresas grandes, outras pequenas, algumas startups, mas em todas elas uma coisa não muda: o papel estratégico do SEO.

A otimização é mais que um amontoado de técnicas, planilhas cheias de recomendações ou um programa que acompanha resultados de melhorias no seu site. Ele é uma visão estratégica de negócios, que precisa estar intimamente conectada com os objetivos da sua organização.

Então, para responder claramente a pergunta:

Para a sua empresa, um especialista SEO é um parceiro estratégico, que vai ajudar seu negócio a resolver problemas, encontrar soluções e avaliar oportunidades.

O que é estratégia de SEO?

Como falei antes, o SEO é prioritariamente estratégico. Então, uma estratégia de SEO é uma parte da estratégia geral de marketing do seu negócio, com foco na melhoria de tudo o que precise de acesso via buscadores.

Nós, profissionais de SEO, conheçamos como melhorar projetos online para serem melhor indexados e categorizados, aumentando a chance dele ser ranqueado.

Como utilizar o SEO em meu site?

A melhor maneira de fazer isso é contratar um profissional. Você pode contratar um consultor independente, ou ter um analista SEO contratado, trabalhando com seu departamento de marketing.

Seja qual for o modelo de trabalho, o SEO vai passar por algumas fases:

  • Análise da situação atual do seu site;
  • Análise da concorrência;
  • Pesquisa dos melhores termos a serem usados;
  • Planejamento estratégico de aplicação das melhorias;
  • Acompanhamento regular dos resultados.

Esse ciclo continua infinitamente, porque do mesmo jeito que sua empresa está otimizando, a concorrência também está. Então, a melhor maneira de utilizar SEO no seu site é contar com a ajuda de um profissional.

O que fazer para melhorar o site?

Como eu citei anteriormente, se você quer realmente aplicar a estratégia do SEO, contrate um profissional, mas algumas coisas podem ser feitas, nem que seja para provar que a otimização funciona.

  • Hospede o seu site em um bom servidor;
  • Use plataformas modernas para construir seu site;
  • Crie somente páginas relacionadas ao seu negócio e serviços
  • Criar um blog é um bom plus.

Se quiser outras dicas, leia os posts aqui do site.

Como melhorar o SEO do meu site WordPress?

Eu vou te dar uma só dica: leia o meu post “Checklist SEO para WordPress” e os parabéns: o WordPress é uma das melhores plataformas para usar em um site.

Qual é o elemento mais importante é indispensável de um site para aumentar a taxa de conversão?

Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.

A otimização vai trazer o melhor público para o seu site, constantemente, mas para converter essa visita você vai precisar (além de bons produtos e serviços, óbvio), que o seu visitante tenha a melhor experiência quando acessar seu site.

O UX (user experience) é um das profissões que mais crescem no mercado digital. O profissional de experiência do usuário, quando trabalha em conjunto com o SEO, vai criar páginas que encantam, informam e que são verdadeiras máquinas de conversão.

Eu falo por experiência própria: em todos os trabalhos que fiz, que tinha o suporte de um bom UX ou um designer com esses conhecimentos, o resultado das conversões foram acima do esperado.

O que é otimização de sites?

Otimização de sites, ou SEO, é uma visão estratégica, de característica prática e teórica, dedicada a fazer com que buscadores entendam o conteúdo de sites de todos os tipos, indexem, categorizem e ranqueiem esse projetos.

Quais os dois tipos de frentes que precisam ser trabalhadas em SEO?

Alguns anos atrás, eu diria On-Page e Off-Page. On-page está relacionado a melhorias diretamente na página: melhoria de código, conteúdo, links internos, velocidade de carregamento, e outras características técnicas relacionadas ao site em sí.

O off-page está ligado a estratégias como o link building, marketing de conteúdo, construção de marca e etc.

Mas na minha opinião as coisas mudaram. Não que o on e o off page não sejam importantes mais, mas eles podem não ser mais questões a serem resolvidas no desenvolvimento do site (no caso do on-page) ou terceirizados para assessorias de imprensa e agências especializadas em branding, por exemplo.

Se você usa o WordPress para criar o seu site, já vai ter a base do on-page resolvida. Se o projeto for bem feito, quando ele for lançado, já estará otimizado.

Então, para responder sua pergunta:

Se você não usa uma plataforma: foque no on-page. Ele vai te dar a base que precisa.

Se você usa uma boa plataforma, foque em duas coisas: criação de conteúdo e otimização semântica.

Qual é a diferença entre CEO e SEO?

Essa pergunta foi colocada de propósito para fazer uma brincadeira: a sigla correta da otimização é SEO (essi / ii / ouo). Muita gente, fora do mercado digital tem dificuldade de falar e, além de tudo, confunde com CEO.

O CEO é a sigla para Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo, em português.

O que é um profissional de SEO?

Um profissional de SEO é o especialista em técnicas de otimização de sites para os mecanismos de buscas. Ele é o responsável por analisar seu negócio (e suas plataformas) e criar estratégias para alcançar os objetivos do negócio em relação a aquisição de público via buscadores.

Qual é o salário de um especialista em SEO?

Isso depende muito, e não existe uma resposta fácil. Os mercados onde o SEO atua são dos mais diversos, empresas de todos os portes e as formas de trabalho são muitas.

Mas uma coisa posso lhe dizer: se você for um bom analista SEO, não vai ficar sem trabalho, porque o mercado continua em crescimento.

O que é um analista de SEO?

Um analista SEO é um dos membros de uma equipe de otimização. Ele é responsável pelas análises, criação de relatórios, pesquisas e recomendações de otimização.

Então, agora ficou claro como funciona o SEO?

Esse é o primeiro post da série de posts que estou escrevendo respondendo perguntas sobre esse mercado tão incrível que é o SEO. Vou escrever mais 3 posts. Espero que tenha gostado do O que é e como funciona o SEO? e que curta os outros também.

  1. O que é otimização de sites?

    A otimização de sites é um conjunto de técnicas que visa melhorar sites para que eles possam ser melhor indexados, categorizados e ranqueados pelos buscadores, como o Google. Conhecido como SEO, a otimização é uma estratégia de negócios digitais aliada do Marketing.

  2. O que é um analista de SEO?

    O analista SEO é um dos profissionais especializados nas estratégias e técnicas de otimização de sites. Ele geralmente é responsável por analisar a situação atual dos sites, propondo e executando melhorias.


Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Especialista SEO, consultor internacional SEO e autor do livro SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico. Sou um defensor da Web Semântica e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

eBook Kindle: SEO Semântico – Fluxo de trabalho semântico

SEO Semântico – A série

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