Otimização Semântica para buscas

Otimização Semântica para buscas

Dados são governados por conceitos de volume, velocidade, variedade e veracidade e no momento em que encontrarmos uma maneira de lidar com esses quatro conceitos de uma forma completamente satisfatória teremos resolvido o problema da Busca.

A Otimização Semântica é um termo novo, mas que vai ser importante no futuro. Pesquisadores do quilate de Pierre Lévy se debatem com esse problema, veja para isso o excelente livro A Esfera Semântica.

A sua pesquisa avança no conceito semântico que os buscadores usam e tenta desenvolver uma linguagem universal de marcação e criação de sentido para todos os conteúdos online.

Busca Semântica

Ferramentas como o Google precisavam criar a camada de verificação da veracidade da informação, a única que não tinham, para isso, no caso do Google, foi criado o Google Plus (ferramenta que infelizmente não existe mais): a camada social validadora da veracidade da informação.

Para a busca semântica funcionar com trilhões de páginas, é preciso funcionar sem intervenção humana, por conta da escalabilidade, por isso pesquisas como a de Lévy são fundamentais para o futuro do conhecimento humano.

A história é semântica

Mas no início do séc. XXI, a exploração dessa memória por todos e por cada um é limitada por problemas de opacidade semântica, de incompatibilidade dos sistemas de classificação e de fragmentação lingüística e cultural.

Na ausência de modelos computáveis, nós não conseguimos automatizar a maior parte das operações cognitivas de análise, de filtragem, de síntese e de interconexão das informações que permitiriam utilizar vantajosamente a imensa massa de dados que se nos oferecem.

Nós não sabemos ainda como transformar sistematicamente esse oceano de dados em conhecimento e ainda menos como transformar o meio digital em observatório reflexivo de nossas inteligências coletivas.

A primeira finalidade desta obra é apresentar à comunidade científica e ao público avisado um novo sistema de codificação das significações, graças ao qual as operações sobre o sentido na nova memória digital poderiam se tornar transparentes, inter-operáveis e computáveis.

IEML e a Otimização Semântica para buscas

Esse sistema de codificação semântica foi batizado a IEML (Information Economy Meta Language em inglês ou metalinguagem da economia da informação em português).

O seu uso poderia contribuir para suprimir os obstáculos que hoje limitam a exploração ideal do meio digital em benefício do desenvolvimento humano em suas dimensões indissociavelmente sociais e pessoais.

Se uma comunidade dinâmica de semanticistas e de lingüistas enriquecesse essa linguagem e a fizesse crescer, se um grupo de engenheiros programasse e mantivesse uma coleção de programas explorando as possibilidades computacionais da IEML e se uma massa crítica de utilizadores e de mídias sociais se apropriasse desses programas, eu considero que nós nos engajaríamos em uma nova via científica, técnica e cultural que a longo prazo levaria a um aumento significativo dos processos cognitivos humanos.”

O que você acha da A Otimização Semântica como perspectiva de futuro?

Preparei um post com um estudo de caso sobre Otimização Semântica. Nele você vai poder comprovar os resultados do que defendi aqui.


Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Consultor SEO e defensor da Web Semântica. Publicitário e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

SEO Semântico – A série