Palavra-chave

O termo palavra-chave foi difundido com o surgimento dos buscadores modernos. O uso de palavras ou frase, que um profissional de SEO ou marketing visa, tem o objetivo de comparar e classificar o que os usuários estão procurando.

As palavras usadas nas páginas da web podem ajudar os mecanismos de pesquisa a determinar quais páginas são mais relevantes para mostrar nos resultados orgânicos quando um pesquisador faz uma consulta.

Palavras-chave geralmente representam tópicos, ideias ou perguntas.

Atualmente o uso de palavras-chave como norte para um trabalho de SEO está em crise.

Com o surgimento dos algoritimos como o BERT, o LaMDA e o MUM , que são especializados em entender o contexto semântico de frases completas, focar somente em elementos tão curtos quanto palavras-chave e sem a devida contextualização, empobrece o projeto de Otimização.

Na Semântico SEO usamos o nome termos por entender que ele representa melhor esse momento do SEO.

Canibalização de palavras-chave

Um tipo de auto competição que ocorre quando várias páginas de um site são classificadas para a mesma consulta em um SERP.

Isso pode resultar em uma CTR mais baixa, autoridade diminuída e taxas de conversão mais baixas do que ter uma página da web consolidada com boa classificação.

Keyword Density ou densidade de palavras-chave

A frequência com que uma palavra ou frase aparece no conteúdo de uma página da web.

Na melhor das hipóteses, esse conceito não comprovado está desatualizado, se é que realmente importou para os mecanismos de pesquisa.

Não existe uma porcentagem ideal que ajude uma página da web a se classificar melhor.

Keyword Research ou Pesquisa de Palavras-chave

O processo de descoberta de quaisquer tópicos, assuntos e termos relevantes que os pesquisadores inserem nos mecanismos de pesquisa, bem como o volume e o nível de competição desses termos.

Essa prática é possibilitada por uma variedade de ferramentas gratuitas e pagas.

Keyword Stuffing

Adicionar palavras-chave irrelevantes ou repetir palavras-chave além do natural a uma página da web na esperança de aumentar as classificações de pesquisa.

Essa tática de spam vai contra as Diretrizes para webmasters do Google e pode resultar em uma ação manual e pode ser encarada como uma tática de Black Hat.