AEO é o novo SEO

O SEO desde que surgiu é um constante mutante. Hoje se fala muito em SEO e AEO, como o segundo sendo uma evolução natural do primeiro. Otimização para mecanismo de buscas, vem naturalmente caminhando para uma otimização para buscas por voz.

Conforme as empresa vão ampliando seus campos de estudo (Inteligência Artificial, “Máquinas que aprendem”) e as novas gerações vão se apropriando dessas novas maneiras de procurar o que querem, nós profissionais temos que nos atualizar, testar e aplicar em nossos projetos.

Para tentar entender esse cenário, neste artigo vamos analisar esses quatro pontos:

  1. Definir o que é AEO: Answer Engine Optimization;
  2. Vamos falar da evolução dos buscadores para uma máquina de responder perguntas;
  3. Descrever a evolução do SEO como estratégia de negócios;
  4. Apontar alguns caminhos para onde o AEO vai nos levar.

AEO: Answer Engine Optimization

Em bom português: Otimização para Mecanismos de Resposta

Com a ascensão da pesquisa por voz, o Google e outras empresas, como o Bing e a Amazon, confiam cada vez mais nos seus sistemas de compreensão da voz e nos algorítimos que transformam áudio em pesquisas. O entendimento e a credibilidade são fatores fundamentais na hora de fornecer uma solução única para quem pesquisa.

A voz é naturalmente mais detalhada, mais natural … e, finalmente, requer uma única resposta.

Nesse tipo de busca só existe uma resposta e uma chance de agradar o consumidor.

O que é AEO?

Answer Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Perguntas é um conjunto de técnicas que otimiza um conteúdo para que um buscador use um trecho para responder a perguntas de usuários.

Os mecanismos de buscas estão se tornando máquinas de responder perguntas.

A evolução do SEO em AEO

A evolucao Desktop Mobile Voice

Nos anos 2000, 80% das buscas eram feitas em computadores de mesa e somente 20% em aparelhos móveis. Já nos anos 2010, 50% das buscas já eram feitas em smartphones, contra 40% em desktops e aparece pela primeira vez, com 10%, as buscas por voz.

A projeção para 2020 é que esse cenário mude radicalmente com 70% das buscas sendo feitas por voz.

Por isso o SEO deve se transformar em AEO.

A evolução dos buscadores

De mecanismo de busca para mecanismo de respostas

Muito tempo atrás, conta-nos a História da Web, que a informação estava espalhada por uma rede semi-conectada de páginas. E surgiu o mecanismo de busca. E ele chamou a si mesmo de Google.

A nossa meta é organizar toda a informação do mundo.

E com ele surgiu o SEO: uma série de estratégias malucas que faziam sites aparecem nas primeiras posição daquele site que, com um pequeno campo de busca, nos dava acesso a “todo conteúdo do mundo”.

O tempo passou, outras empresas surgiram, a maioria não existe mais. Gigantes como Amazon e Microsoft também tem seus sistemas de buscas, com sucesso relativo.

A Apple, por conta do lançamento do iPhone, entrou nessa briga com o seu sistema, mesmo enfrentando problemas, continuam evoluindo.

Hoje em dia novas tecnologias, a maioria desenvolvida pelo Google, mudaram o cenário da busca completamente.

Hoje em dia, para subir no ranking do Google, é preciso prestar atenção no que as pessoas falam.

Uma nova estratégia de negócios para o AEO

Uma boa parte dos negócios já entende a importância do SEO. Uma fração deles aplica as melhores técnicas e obtém sucesso ao longo do tempo. Se a sua empresa está nesse seleto grupo: Parabéns!

Mas ai eu lhe faço uma pergunta: Como você vai manter o sucesso do seu site, se as pessoas nem chegam mais nele? Se as pessoas obtém as respostas que precisam direto de uma pergunta, respondida pelo Google, direto no resultado da busca?

Uma dica: não se desespere, existem maneiras de fazer isso. Eu preparei dois conteúdos:
Como o SEO vai ser no futuro? e Como rankear no Google em 2019.

Como eles sua empresa vai se adaptar a esse novo cenário.

Mas o cenário tem um desafio para o grande grupo de negócios que ainda não conseguiu aproveitar o SEO, Marketing de Conteúdo, Inbound e outras estratégias do Marketing Digital:

Como fazer a passagem direto de um Marketing offline de interrupção para um Marketing baseado em tecnologia de ponta?

Se você entende que deve fazer isso, entra em contato comigo que eu posso lhe ajudar.

Caminhos para onde o AEO vai nos levar

Quando uma mudança tão radical quanto essa é implementada, precisamos dar um passo atrás e olhar o cenário completo.

Quais as possibilidades e desafios que a otimização para buscas por voz no apresentam?

O primeiro desafio/oportunidade é a entrada de novos usuários.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) do IBGE de 2016, os brasileiros online somam 64,7% de toda a população.

Segundo esta mesma pesquisa, a faixa etária, os indivíduos com idade entre 18 e 24 anos apresentavam a maior taxa de conexão: 85%.

Já os brasileiros com mais de 60 anos apresentavam o menor índice, de 25%.

A oportunidade é clara: temos uma quantidade enorme de pessoas que precisam e querem ter acesso a serviços e produtos online, mas que estão fora desse mercado.

Texto para voz do Google Lens

No Google I/O 2019, durante a apresentação do Google Lens para o Google Go (o aplicativo de pesquisa para dispositivos mais simples), a empresa revelou que o aplicativo poderá ler qualquer texto em voz alta e até mesmo traduzi-lo para o idioma nativo do usuário.

O aplicativo é muito leve o que permite incluí-lo em celulares muito baratos.

O Google deu um exemplo prático do que isso pode significar para as pessoas que tem dificuldade para ler.

No exemplo do vídeo a mãe é ajudada pela busca porque não sabe ler. Isso também é uma realidade em nosso país. Mas imagine como essa mesma funcionalidade pode ajudar quem não enxerga mais como enxergava antes, ou tem problemas para digitar em um aparelho com tela com letras e botões pequenos?

O seu cliente mais fiel pode ter 60 anos ou mais e tem problemas para encontrar seus produtos. Ele vai te adorar se você resolver esse problema com tecnologia.

Agora pense no seu negócio: o que a tecnologia da busca por voz deve impactar nele? Como você vai resolver os novos problemas com serviços e produtos?

Se quiser, deixa um comentário lá embaixo que eu respondo.


Perguntas Frequentes

  1. O que é AEO?

    Answer Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Perguntas é um conjunto de técnicas que otimiza um conteúdo para que um buscador use um trecho para responder a perguntas de usuários por voz.

  2. O que é um mecanismo de busca?

    Um mecanismo de busca, também conhecido por motor de pesquisa, ferramenta de busca ou buscador, é um programa desenhado para responder perguntas feitas pelo utilizador em documentos e bases de dados e apresentá-las em uma página de resultados, ou SERP.


Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Especialista SEO, consultor internacional SEO e autor do livro SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico. Sou um defensor da Web Semântica e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

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